1
resposta

Leitura de Array

Olá, estou desenvolvendo um projeto na empresa que trabalho que é um gerador de certificado em python, no entanto estou com dificuldade na leitura de um array e se alguém souber como resolver ficarei grato!

Em uma variável será inserido o nome da pessoa na qual será gerado o certificado e após isso o CPF da mesma, que será atribuída em um array. Portanto, queria ler apenas esse CPF do array, pensei em fazer a leitura de trás para frente, pois assim conseguiria pegar apenas os números do CPF independente do tamanho do nome da pessoa!

Tentei o seguinte código mas não funcionou:

aluno[-1:-11]

Já que se colocasse o sinal de negativo ele pegaria os elementos de traz para frente, mas pelo que notei acontece isso apenas quando seleciono um elemento unico e não um intervalo de elementos.

Então, se alguem souber como posso fazer e conseguir me ajudar agradeço!

1 resposta

Boa noite. Se o CPF sempre for os 11 últimos dígitos da variável, você pode obter eles dessa forma:

aluno[-11:]

Quando fazemos o splice da strings e listas no Python e utilizamos o ":", ele delimita que o índice a sua esquerda como sendo onde se inicia a seleção (de forma inclusiva, ou seja, o elemento dentro do índice na lista é incluso no resultado do splice), e o índice a direita como sendo o fim da seleção (de forma exclusiva, ou seja, o elemento dessa posição não é incluso no resultado).

Sendo assim, podemos também omitir um desses valores. Se omitimos os valor à esquerda, a seleção se iniciará no primeiro valor da lista. Enquanto se omitirmos o valor à direita, a seleção terminará no último elemento da lista.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software