4
respostas

Legenda de gráficos

Minha dúvida, Quando o instrutor fez o dashboard ficou estranho pois o gráfico de pizza não tem a legenda mostrando o que é masculino ou feminino. Acabou que durante a aula/vídeo ele excluiu e ficou mais estranho sem as legendas. O Tableau sempre vai agrupar as legendas juntas em um lado ou como posso fazer para deixara a legenda abaixo da pizza por exemplo: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fdocs.oracle.com%2Fcloud%2Fhelp%2Fpt_BR%2Fepm-common%2FFRWEB%2Fpie_chart_example.htm&psig=AOvVaw3qx5aD2F2xDvu4KFvNa7at&ust=1705064227793000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBIQjRxqFwoTCKjN7q6x1YMDFQAAAAAdAAAAABAD

O Tableau sempre vai deixar a legenda como uma figura em separado?

4 respostas

Oi, Jéssica! Como você está?

Na verdade, quando estamos construindo um dashboard, é possível organizar todos os objetos adicionados nele conforme os nossos interesses, inclusive as legendas (que, por padrão, são alocadas na região superior direita da tela e de forma separada).

Para isso, basta clicar sobre o objeto em questão, segurá-lo pela parte superior e arrastá-lo ao local desejado, conforme ilustra o GIF abaixo:

GIF movendo a legenda de um gráfico de pizza sobre um painel, no Tableau Public.

Além disso, Jéssica, quando estamos falando em gráficos no Tableau, podemos pensar em dois recursos super bacanas para a compreensão das informações:

• As dicas de ferramenta, que, de forma automática, apresentam os dados contidos no gráfico quando passamos o mouse sobre ele:

GIF mostrando o funcionando das dicas de ferramenta, no Tableau Public.
  • As anotações, que podem ser habilitadas clicando com o botão direito do mouse sobre uma das partes do gráfico, indo em "Anotação" e selecionando a opção "Marca". Com isso, teremos uma espécie de "rótulo" descrevendo os dados expostos:

Passo a passo para adicionar anotações aos gráficos do Tableau Public Gráfico de pizza com anotações, no Tableau Public

Espero ter ajudado, Jéssica! Caso outras dúvidas apareçam, fico à disposição para ajudá-la.

Um abraço!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá Andrieli, tudo e você?

Obrigada, fez bastante sentido. O seu GIF mostra o que eu tenho dificuldade, eu queria é agrupar e transformar o grágico e a legenda em um único item, mas creio que não é possível. Ele acaba ocupando bastante espaço.

Gostei muito da dica de Anotação, muito muito obrigada! :)

Achei maravilhoso esse exemplo de GIF, tem um tutorial? Onde posso aprender? AMEI !!

Oii, Jéssica!

O GIF realmente traz um charme especial para a explicação, fico feliz que tenha gostado! Para fazê-lo, utilizei a ferramenta ScreenToGif, que precisa ser instalada em seu computador. Abaixo, disponibilizo o site refente ao programa:

No início da página, você encontrará informações sobre como baixá-lo. Além disso, o site também contém uma seção específica explicando como o ScreenToGif funciona:

Sempre que precisar ilustrar algum conteúdo de forma mais visual e dinâmica, apostar em um GIF pode ajudar muito!

Abração.