Marcio, tudo bom?
O Lean Inception trata do planejamento das funcionalidades em uma esfera macro do MVP (Minimum Viable Product), tratando do que será feito e não do como será feito. Ela é um modelo simplificado e ágil do Inception do RUP. Se aplicado ao problema correto tem grandes chances de mostrar a viabilidade do MVP e garantir a construção de um produto viável para o mercado.
Não acho, opinião, que seja uma moda. Acredito que seja mais uma ferramenta para verificar a viabilidade de um produto, e como tem bases no Design Thinking tem condições de ser uma ótima alternativa nesse contexto. Você pode ir do brainstorm de uma tarde ao Inception do próprio RUP, vejo o Lean Inception
Talvez por estar mais antenado com a comunidade eu conheça mais cases do que a maioria das pessoas, conheço pouco mais de uma dezena de pessoas aplicando o workshop de alguma forma. Eu mesmo já apliquei ele, e partes dele, em alguns momentos. Inclusive em março pretendo fazer a certificação de facilitador.
Finalizando, sempre espero que outras ferramentas sejam criadas. Quanto mais ferramentas na nossa caixa, mais diversidade vamos ter como formas de resolver problemas. Lean Inception é uma delas, tá aqui na caixa.