Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Lazy Load

Estou enfrentando alguns problemas com o Spring Data no carregamento lazy. Vasculhando a internet acabei vendo sobre utilizar a anotação

@Query

e utilizar um comando SQL usando JOIN FETCH. Em meus problemas que eram simples, ele resolveu. Mas tratar o problema do Lazy Load dessa forma é considerada "gambiarra" ou é uma forma comum de contornar o problema do carregamento Lazy pelo Spring Data? Porque em um primeiro momento enxerguei um problema em relação ao JOIN FETCH , toda vez que eu querer buscar dados Lazy de uma entidade, eu vou ter que criar novas Queries em meu Repository. Se por acaso alguem souber uma forma mais elegante de tratar esse problema, ficarei agradecido se puderem compartilhar.

1 resposta
solução!

Oi Lucas,

Eu prefiro essa abordagem de criar métodos específicos no repository, pois assim cada método retorna apenas as informações necessárias, evitando zilhões de selects que podem afetar a performance da aplicação.

A desvantagem é ter muitos métodos no repository, mas pra mim isso não incomoda muito.

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software