Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

layout desapareceu

Não consigo adicionar um EditText para o formulário pq meu layout bugou. Na preview aparece apenas o ícone de uma chave inglesa.

Tentei criar um novo layout activity_formulario_aluno_dois com o mesmo código do antigo e dessa vez a preview até aparece, mas ela fica toda branca. Não é mostrado os componentes (EditTexts) do nome, sobrenome, telefone e email.

No rodapé aparecem 2 mensagens de erro: String index out of range: -1

Render Problem

E também aparecem 2 mensagens de aviso: Layout fidelity warning

Use new Layout Rendering Engine

Não sei como resolver esses problemas. Agradeço se puderem me ajudar!!

atualização: meu layout formulário 2 deixou de aparecer e agora apresenta o mesmo problema: String index out of range: -1 e Render Problem

meu gradle está com essas configurações:

plugins {
    id 'com.android.application'
}

android {
    compileSdkVersion 30
    buildToolsVersion "30.0.3"

defaultConfig {
        applicationId "alura.agenda"
        minSdkVersion 19
        targetSdkVersion 30
        versionCode 1
        versionName "1.0"

testInstrumentationRunner "androidx.test.runner.AndroidJUnitRunner"
    }

buildTypes {
        release {
            minifyEnabled false
            proguardFiles getDefaultProguardFile('proguard-android-optimize.txt'), 'proguard-rules.pro'
        }
    }
    compileOptions {
        sourceCompatibility JavaVersion.VERSION_1_8
        targetCompatibility JavaVersion.VERSION_1_8
    }
}

dependencies {
    def room_version = "2.2.6"

implementation "androidx.room:room-runtime:$room_version"
    annotationProcessor "androidx.room:room-compiler:$room_version"

implementation 'androidx.appcompat:appcompat:1.3.0'
    implementation 'com.google.android.material:material:1.3.0'
    implementation 'androidx.constraintlayout:constraintlayout:2.0.4'
    testImplementation 'junit:junit:4.13.2'
    androidTestImplementation 'androidx.test.ext:junit:1.1.2'
    androidTestImplementation 'androidx.test.espresso:espresso-core:3.3.0'
}
6 respostas

Olá Ley,

Verifique a linha do erro,

Veja se consegue retirar esta parte do código e ver se continua, ou isole o erro.

É algo relacionado à algum valor ou formato, pois ele fala string e também index (array)

Reveja com calma a partir da aula onde tudo funcionava, uma vírgula, um nome não definido, qualquer detalhe pode fazer parar a renderização do App.

Deixe-nos saber o andamento.

Se conseguir colocar no Github, ou comparar o seu código a partir de outro projeto colocado lá pode te ajudar.

Se resolveu, fale rapidamente como o fez, e marque como resolvido.

Atenciosamente

Léo Moraes

Então Léo, não tem nenhuma linha específica dando erro. O erro está nos arquivos gerados automaticamente pelo AS.

O problema deve ser de alguma configuração do gradle pq se eu mudo de ConstraintLayout para LinearLayout o preview já aparece (aparece sem os compromentes, apenas uma tela branca).

E o fato do Layout estar bugado não compromete a compilação e execução do app. Só que é inviável realizar alterações somente usando o xml, sem enxergar visualmente o que está sendo implementado fica tudo muito abstrato.

solução!

Olá

Em um aplicativo de Flutter feito na NLW5 aconteceu isto, quando o layout estourava, a tela não carregava.

Aí olhávamos no código sobre o erro e então ajustava o layout.

Então o que eu acredito, o Layout sim, influencia na execução do App.

foque portanto na correção ou revisão do layout

Att

Cara, no arquivo xml tinha essa linha de código 'solta':

android:autofillHints=""

Ela não acusava nenhum erro e também não aparecia no alarme da preview. Mas como foi a única coisa que estava sobrando no código resolvi remover e de repente tudo voltou ao normal. Inclusive no arquivo onde eu usava o LinearLayout também voltou a funcionar normalmente. Ou seja, essa linha de código estava impactando até num outro arquivo que não tinha nenhuma relação! -,-"

Engraçado que o app estava rodando normalmente. Esse código tinha sido introduzido dias atrás e desde então fiz algumas alterações no layout, com ele lá, e não tinha apresentado nenhum erro. Aí do nada, um belo dia, quando abri o AS aconteceu esse fuzuê todo.

Não fosse vc falar não imaginaria que esse era o problema, não havia nenhum indício que pudesse ser isso ...

daora a vida, vlwww

Show Ley,

vamos aprendendo a todo momento.

Nunca saberemos tudo, mas o importante é esta jornada.

Se está resolvido, marque como solucionado então e partimos para a próxima.

Meu linkedin: www.linkedin.com/in/leohmoraes

Bora codar!

Abraços

vlw, leoo