4
respostas

Laravel ou Django?

Boa tarde pessoal,

Eu gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito do Laravel e Django. Sou novo no mundo de desenvolvimento e espero que possam me ajudar.

Gostaria de saber quais desses frameworks é melhor para construção sistemas muito grandes e que requiram grande escalabilidade, velocidade e segurança, pois apesar dos dois serem boas ferramentas, não sei qual deles garante maior estabilidade e fluides na hora de criar um sistema complexo, que irá ter muitos acessos simultâneos, muito processamento, upload e download de arquivos, etc.

Pergunto isto por que tenho visto em alguns foruns que o Laravel não é indicado para sistemas grandes, pois não permite grande escalabilidade.

Para um projeto com a dimensão do youtube por exemplo, qual desses frameworks vocês utilizariam?

Desde já agradeço a todos pelo esclarecimento.

4 respostas

Oi Moisés, tudo bem ?

O Youtube é um sistema feito em java, até onde me lembro, justamente por questão de escabilidade.

Não vi muitos sistemas grandes feitos em django, quando falam em python a primeira coisa que vem a cabeça é machine learning e analise de dados.

Obrigado Matheus, porém minha dúvida permanece em relação ao Laravel e Django, pois na empresa onde trabalho será construído um sistema grande e pesado, quer irá ter muitos acessos simultâneos e terá que escalar muito bem.

E gostaríamos de saber ao certo qual desses dois frameworks pode nos garantir esses requisitos.

Obrigado

Oi, Moisés! Minha recomendação pessoal é o Django.

Apesar de às vezes não sabermos quando o Django e o Python são usados para desenvolvimento web, são muitos os grandes sites que os utilizam.

Alguns exemplos maiores são: Instagram, BitBucket, Pinterest, Nasa, edX e até o próprio Google usa Django em algumas coisas. Você pode ver uma grande lista de sites que usam Django neste link, ou até mesmo com uma rápida pesquisa no Google!

Se você expandir para Python, não restringindo a Django, ainda encontra muito mais sites e outros sites gigantes que utilizam da linguagem para desenvolvimento web, como indica esse link com alguns exemplos.

Abraços e bons estudos!

Muito obrigado pelo esclarecimento Yan Orestes.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software