4
respostas

Laravel ou Django?

Boa tarde pessoal,

Eu gostaria de tirar algumas dúvidas a respeito do Laravel e Django. Sou novo no mundo de desenvolvimento e espero que possam me ajudar.

Gostaria de saber quais desses frameworks é melhor para construção sistemas muito grandes e que requiram grande escalabilidade, velocidade e segurança, pois apesar dos dois serem boas ferramentas, não sei qual deles garante maior estabilidade e fluides na hora de criar um sistema complexo, que irá ter muitos acessos simultâneos, muito processamento, upload e download de arquivos, etc.

Pergunto isto por que tenho visto em alguns foruns que o Laravel não é indicado para sistemas grandes, pois não permite grande escalabilidade.

Para um projeto com a dimensão do youtube por exemplo, qual desses frameworks vocês utilizariam?

Desde já agradeço a todos pelo esclarecimento.

4 respostas

Oi Moisés, tudo bem ?

O Youtube é um sistema feito em java, até onde me lembro, justamente por questão de escabilidade.

Não vi muitos sistemas grandes feitos em django, quando falam em python a primeira coisa que vem a cabeça é machine learning e analise de dados.

Obrigado Matheus, porém minha dúvida permanece em relação ao Laravel e Django, pois na empresa onde trabalho será construído um sistema grande e pesado, quer irá ter muitos acessos simultâneos e terá que escalar muito bem.

E gostaríamos de saber ao certo qual desses dois frameworks pode nos garantir esses requisitos.

Obrigado

Oi, Moisés! Minha recomendação pessoal é o Django.

Apesar de às vezes não sabermos quando o Django e o Python são usados para desenvolvimento web, são muitos os grandes sites que os utilizam.

Alguns exemplos maiores são: Instagram, BitBucket, Pinterest, Nasa, edX e até o próprio Google usa Django em algumas coisas. Você pode ver uma grande lista de sites que usam Django neste link, ou até mesmo com uma rápida pesquisa no Google!