3
respostas

Laravel compartilhando varios projetos

A empresa que eu trabalho esta participando de um projeto onde o requisito é separar um projeto em Laravel em 3 projetos. Um projeto contendo tudo relativo a frontend (blades, e os controllers). Um projeto contendo regras de negócios e um projeto contendo os domínios do sistema. Procurei na internet como fazer isso mas não estou encontrando. Alguém tem alguma ideia??

3 respostas

Oi Filipe, tudo bom?

O projeto laravel será separado em outros 3 projetos laravel?

Não é muito comum a gente ver esse tipo de migração mesmo. Mas, de qualquer forma, para realizar a comunicação entre as 3 aplicações, algo que pode te ajudar muito é dar uma olhada em como construir uma API Rest.

Aqui na alura a gente tem cursos referentes a isso em node e ASP. Mas, o conceito é o mesmo só muda o jeito de escrever.

A ideia de ter esse tipo de api é desacoplar o back-end do front se comunicando através de xml ou json (normalmente a segunda opção).

Quanto a parte de modelo, é estranho ter isso isolado em um projeto especifico, já que seus controllers vão utiliza-los extensivamente. Mas, você pode isolar a parte de modelos em um projeto e importalo como dependencia mesmo =)

Abraço.

pois é, é estranho e bem incomum esta separação, mais é requisito de edital. Estive olhando a opção de separar utilizando o composer para dependência. Um projeto colocando como dependência os domínios, uma dependência com os controllers e as blades e uma dependência so de classes de serviço. Mas estou com algumas dificuldades conceituais. Fizemos o mesmo com o java e maven

É uma boa mesmo, gerenciar dependencias na mão pode ser bem traumatico a longo prazo. Trabalhando com composer você se livra dessa dor de cabeça =)

Quais dificuldades conceituais você está enfrentando?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software