Bom dia, gostaria de saber se é possível usar uma imagem criada no dockerfile sem a necessidade de enviar para o docker hub, e sim usar o próprio arquivo Dockerfile para subir um contêiner usando o Pod do K8S ?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Bom dia, gostaria de saber se é possível usar uma imagem criada no dockerfile sem a necessidade de enviar para o docker hub, e sim usar o próprio arquivo Dockerfile para subir um contêiner usando o Pod do K8S ?
Olá Pedro,
Podemos, por padrão o minikube utilizado no ambiente local de desenvolvimento possui como configuração de baixar a imagem de um repositório. (ImagePullPolicy)
Quando executamos docker images no terminal, iremos ter as imagens local. Como o minikube é uma máquina virtual com docker instalado, é preciso apontar o docker local para o minikube
eval $(minikube docker-env)
Executando o docker images agora, serão mostradas as imagens no minikube e não mais no docker local.
Devemos criar uma imagem
docker build -t [minha imagem] .
Como por padrão de configuração temos a tentativa de baixar a imagem de um repositório, devemos mudar o parâmetro ImagePullPolicy para Never, para usar a imagem local
kubectl run discovery –image=[minha imagem] –image-pull-policy=Never –port=[minha porta]
Bacana Rafael, estou precisando estudar melhor docker e kubernetes para implementar no meu trabalho, estamos ainda usando apenas um laboratório de testes do docker e kubernetes. Porém é requisito usar imagens próprias em vez de repositório público. Não é possível passar o caminho do dockerfile nas configurações do k8s diretamente, igual no docker compose ?
Outro ponto importante Rafael, preciso subir o kubernetes e o dashboard em produção. Existe algum roadmap para isso ?