1
resposta

KRA para quem trabalha com projetos

Olá, professor, espero que esteja bem.

Coincidências da vida, já nos encontramos pessoalmente na Fk. Foi há muito tempo, então talvez você nem se lembre. Eu também não lembro os detalhes da conversa, mas sei que falamos sobre projetos e que foi um papo muito bom.

Estou escrevendo para pedir sua ajuda com um tema do meu trabalho.

Como os KPI desses métodos são melhores medidos pelo sucesso do negócio, gostaria de saber como posso transformar isso em um KRA (Key Results Area) menos subjetivo.

Meu gestor falou que meu KRA deveria ter algo como "quantos projetos bem sucedidos".

Acredito que essa definição é um pouco ampla e pode ser difícil de mensurar.

O que você acha?

Algumas ideias que tive para medir o sucesso de um gestor de projeto em tech: 1 - Foi entregue no prazo e no orçamento - isso pode não funcionar muito bem em tech como o curso demonstrou, por exemplo, quando é algo que depende só de mim e das minhas capacidades técnicas as vezes o projeto fica simples, quando é algo que depende de terceiros como contratar uma equipe de software ai já complica tudo, só se eu separar os KPIs de projetos simples e os de projetos complexos. 2 - Recebeu feedback positivo dos clientes - posso tentar captar isso através de um forms enviado no email. 3 - Aumento nas vendas gerado por projetos de melhoria de processos. (esse é difícil de provar, rs).

1 resposta

Augusto, realmente o conceito de "projeto de bem sucedido" tem armadilhas.

Por exemplo, se entregamos no prazo e no custo um projeto de um produto que o mercado não quer ("fazer certo a coisa errada"), é complicado falar em sucesso. Aliás, isto está com cara de projeto "waterfall", o que por si só é temerário para software.

Quanto aos feedbacks dos clientes, se estes forem positivos mas a realização do projeto levou a empresa à falência (exagerando), não podemos falar de coisa bem sucedida também.

Um bom indicador de sucesso seria o ROI do projeto. Mesmo estourando o orçamento, o projeto trouxe uma adição nas receitas ou uma economia de recursos que compensou? Como você citou, a apuração disto nem sempre é fácil, mas se for possível, é um indicador certeiro.