Ruhan,
No podcast foi perguntado sobre o futuro do Java exatamente por ser a dúvida de muita gente, mas vamos lá: não é o fim do Java e isso tá loooonge de acontecer.
O Kotlin é uma linguagem nova e atrativa, mas ainda está em construção e dificilmente vai "aniquilar" o java, que é uma linguagem usada não apenas no mobile, tendo muito uso em outras áreas e aplicações.
Apesar do Google estar investindo e incentivando o uso do Kotlin e as plataformas estarem dando suporte à linguagem, em nenhum momento afirmaram o fim da linguagem Java. Pelo contrário, ainda existe muito projeto em andamento com a linguagem.
Minha sugestão é que se você quer aprender Android por exemplo, comece aprendendo bem o Java, que é mais verboso e perfeito para se aperfeiçoar em Orientação a Objetos. Depois, quando já estiver mais seguro da linguagem e das particularidades das aplicações, aí você parte para o Kotlin, que é mais simples e dinâmico. Hoje muitas aplicações usam o Java, e se você precisar dar suporte a elas ou até mesmo migrá-las para Kotlin, será precisoconhecer-las bem.
Espero ter ajudado!