2
respostas

Kotlin vai substituir o java na web?

Tenho um grande apreço pelo Java, mas após ouvir o Hipsters.tech #101 fiquei com o sentimento que Kotlin vai substituir ela ...

Fiquei a pensar que estudar java a essa altura seria investir em algo "ultrapassado", que Kotlin é o futuro. Vi que até a nova versão do Spring (5.0) veio trazendo suporte a ela.

O que vocês pensam sobre isso? Ainda vale a pena o esforço para aprender Java nos dias de hoje?

2 respostas

Bom dia Ruhan, não acredito que em substituição, nem na morte do java, sempre vai ter coisa nova, agora não acho java ultrapassado.

Ruhan,

No podcast foi perguntado sobre o futuro do Java exatamente por ser a dúvida de muita gente, mas vamos lá: não é o fim do Java e isso tá loooonge de acontecer.

O Kotlin é uma linguagem nova e atrativa, mas ainda está em construção e dificilmente vai "aniquilar" o java, que é uma linguagem usada não apenas no mobile, tendo muito uso em outras áreas e aplicações.

Apesar do Google estar investindo e incentivando o uso do Kotlin e as plataformas estarem dando suporte à linguagem, em nenhum momento afirmaram o fim da linguagem Java. Pelo contrário, ainda existe muito projeto em andamento com a linguagem.

Minha sugestão é que se você quer aprender Android por exemplo, comece aprendendo bem o Java, que é mais verboso e perfeito para se aperfeiçoar em Orientação a Objetos. Depois, quando já estiver mais seguro da linguagem e das particularidades das aplicações, aí você parte para o Kotlin, que é mais simples e dinâmico. Hoje muitas aplicações usam o Java, e se você precisar dar suporte a elas ou até mesmo migrá-las para Kotlin, será precisoconhecer-las bem.

Espero ter ajudado!