Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Kotlin ou Java para Android?

Estou pensando em estudar Android a fundo, mas tenho uma dúvida: Ainda vale a pena estudar usando Java? No próprio site eles já colocaram que agora a linguagem oficial deles é Kotlin. No futuro o Java ainda será usado?

Pergunto isso porque Java é uma linguagem que já tenho um conhecimento e aprender para Android poderia ser mais rápido do que se acostumar com outra sintaxe etc.

2 respostas
solução!

Olá Naldson!

A linguagem Kotlin TAMBÉM é oficial, mas o Java NÃO vai sair de cena tão cedo. Ainda vai ser usado no futuro? SIM!

Se você já desenvolve em Java, meu conselho é que comece a aprender a desenvolver para Android com Java mesmo, para conhecer as particularidades do mobile e da API do Android. Posteriormente, quando estiver acostumado, aí você aprende Kotlin.

Lembre-se que praticamente todos os projetos hoje em dia são em Java, principalmente as bibliotecas - poucos são puramente Kotlin - e este conhecimento será necessário caso você precise dar continuidade em um projeto iniciado ou fazer alterações em uma biblioteca utilizada que seja em Java. ;)

Não pense que não gosto de Kotlin - Pelo contrário, é sensacional! Principalmente para mim que também desenvolvo para iOS e a linguagem Swift é muito parecida com Kotlin - mas existe muito deslumbramento com a linguagem. Ela é simples e fácil de aprender? Sim, mas não é mágica. Você ainda precisa conhecer bem da API e usar de boas práticas de programação para que seja considerada uma boa escolha, ou ela será só "uma nova forma de gerar os velhos bugs". Ou seja, se você fizer um fordentro de um forque está dentro de outro for, por exemplo, não importa a linguagem que use, o seu código será sempre lento.

Espero ter ajudado!

Bons estudos!!!

Obrigado, Tais :)