Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Keep-alive nota F WebPageTest

Acompanhei e fiz todas as aulas, porém quando coloco o site da aula no meu servidor e peço para o WebPageTest analisar ele diz que o keep-alive está em F. Porém não me lembro de termos configurado nada do gênero em suas aulas.

Basicamente o WebPageTest me joga estas informações: "FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/ FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/js/scripts.js FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/aluno-adriano.jpeg FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/aluno-nico.jpeg FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/aluno-sergio.jpeg FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/curso-marketing-digital-canais-nao-pagos.svg FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/curso-marketing-digital-canais-pagos.svg FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/curso-jsf-primefaces.svg FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/curso-jsf-cdi.svg FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/curso-jpa-avancado.svg FAILED - http://brunofalves.com.br/curso-performance/assets/img/curso-ingles-para-entrevistas.svg..."

E vários outros erros. Gostaria de saber o que devo fazer para corrigir este problema.

Link do teste: https://www.webpagetest.org/result/170428_TX_WRB/

Agradeço desde já.

6 respostas
solução!

Oi Bruno,

O keep alive é uma configuração do servidor que permite que vários requests reusem a mesma conexão tcp. Indica que a conexão deve ser mantida aberta pelo navegador entre requests diferentes. É essencial para uma boa performance!

Agora esse cabeçalho é meio antigo e um padrão no mercado há muito tempo. É muito muito raro encontrar um servidor sem isso habilitado por padrão. Por isso não mostrei no curso :(

O que vc precisa ver é como habilitar isso no seu servidor. Qual servidor você usa? Ou se for hosting, pedir pra empresa habilitar.

No apache, por exemplo, é só colocar KeepAlive On no arquivo httpd.conf

Olá Sérgio.

Eu utilizo a hospedagem da empresa RapidCloud, aproveitei para fazer a hospedagem do curso de performance.

Outra coisa que reparei, foi que o CDN também está dando vários erros, na verdade, ele da erro em todos os arquivos do WebPageTest. Também é por conta do hosting?

Estava debugando as requisicoes do seu servidor e ele ate manda o header de Keep Alive, mas não funciona - cada request está abrindo uma nova conexão. Tem alguma coisa estranha no servidor mesmo.

Quanto ao CDN, isso é meio que opcional. Depende da audiencia na verdade. A ideia do CDN é espalhar servidores distribuidos geograficamente para que o mais proximo do cliente atenda. Mas isso só faz sentido, claro, se vc tiver uma audiencia geograficamente distribuida.

(no mundo ideal teriamos um CDN brasileiro com servidores em varias regioes do país tambem, o que ajudaria sites só pra brasileiros. na pratica, nunca vi isso.)

Entendi Sérgio, vou enviar uma mensagem para o suporte do servidor e ver o que eles podem fazer por mim.

E no caso do CDN, não valeria a pena eu pedir para o suporte habilita-lo então?!

O CDN é um outro serviço que voce pode contratar. Existem varios provedores de CDN. O Cloudflare por exemplo é um dos maiores do mundo e vi que o Rapidcloud tem integração já:

https://central.rapidcloud.com.br/knowledgebase.php?action=displayarticle&id=7&language=norwegian

Muito bacana Sérgio.

Agradeço os esclarecimentos e aproveito para agradecer também pelo curso e ótima didática.

Dúvidas sanadas.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software