1
resposta

Kanban para times pequenos e com especialidades específicas

Pretendo implementar o Kanban em outros times, diferentes do desenvolvimento e manutenção de sistemas. Times como RH, Marketing, DP, etc. No caso de times pequenos, com apenas duas pessoas (o gestor e um analista, por exemplo), que possuem especialidades diferentes, então cada pessoa só trabalha em 1 "cartão" por vez. O meu WIP seria no máximo 2. Essa seria a limitação do WIP?

Outra dúvida é: posso adequar o kanban para a minha realidade? No nosso caso não teríamos a coluna Testes, mas poderíamos ter uma coluna de "impedimentos" ou "aguardando validação"?

1 resposta

Olá, Wanessa! Tudo bem?

Sim, a limitação do WIP em seu caso leva em conta este limite de pessoas de seu time. O seu WIP restringido a 2 é o cenário ideal, ele poderia ser maior do que 2, porém com determinadas ressalvas e atenções, visto que alguém estaria fazendo mais de uma tarefa ao mesmo tempo (dependeria do tipo das tarefas, sua complexidade e diferenças entre elas).

Sobre sua outra dúvida: sim, você pode adequar o kanban para a sua realidade. Por se tratar de um método de gestão de tarefas, ele ultrapassa a aplicação em desenvolvimento de software e realmente pode ser aplicado em muitos outros contextos. No seu caso, pode sim alterar as colunas, retirar as que não fazem sentido, acrescentar outras e adaptar de acordo com as necessidades de seu time.

Além disso, você pode implementar o método gradualmente, não é necessário utilizar todas as práticas e métricas logo de início. Você pode iniciar com um Proto-Kanban e evoluir de acordo com o tempo e maturidade que a equipe irá adquirindo com o método.

Para complementar, deixo a recomendação muito interessante deste artigo de um de nossos alunos que aplicou o método Kanban para organização de atividades para rotinas de embarcação em alto mar.

Para aprofundar mais seus conhecimentos no assunto, também recomendo o artigo Kanban: o que é e como funciona e o episódio "Kanban e o fluxo de trabalho" do nosso podcast Hipsters Ponto Tech, aqui em nossa plataforma.

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade para compartilhar conosco aqui pelo fórum!

Abraços e bons estudos! :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software