1
resposta

Kaizen e trabalho remoto

Como a filosofia Kaizen pode ser aplicada em um ambiente de trabalho remoto, considerando os desafios únicos que essa configuração apresenta? Quais estratégias específicas podem ser usadas para garantir a melhoria contínua quando a equipe não está fisicamente junta?

1 resposta

Oi Geanne, tudo bem?

Compartilhando aqui o que tento fazer no meu dia-a-dia:

_ Para o board uso algo online, como o Planner, por exemplo.

_ Fazemos uma reunião diária, rápida, no meu caso, via Teams, onde todos ficam com a câmera ligada. Isso foi um combinado nosso, e acho que é o principal fator aqui, para "humanizar" essa relação à distância.

_ Mantemos uma comunicação bastante próxima no chat, aquelas coisas que normalmente falamos, ou vemos, se estivessemos presencialmente, tipo: "Estou indo almoçar", "Vou pegar uma água/café, já volto", "voltei", isso ajuda a manter uma sensação de que estamos juntos.

_ Outro combinado super importante é sobre a ansiedade em relação ao tempo de resposta de mensagens. Como boa parte da comunicação é assincrona, temos o cuidado de ser sempre completos na mensagem, sem essa de só um "Oi, tudo bem?", já manda o "Oi, tudo bem?" e o que está precisando querendo saber, e temos combinados sobre qual a forma, tipo: __ se simplesmente mandamos a mensagem, completa, especificando o que queremos, é porque não temos pressa na resposta, pode esperar, por exemplo, até o próximo dia (mas não mais que isso, não vale deixar uma mensagem uma resposta, mesmo que a resposta seja algo do tipo "não sei", "não posso ajudar agora", "não é comigo", mas não vale ficar sem resposta __ mensagens marcadas como urgentes, devem ser vistas e respondidas o mais rápido possível __ assuntos que realmente precisam de atenção imediata, iniciamos uma chamada, de vídeo, sempre - e o vídeo ligado é importante (por isso a importância da mensagem ali em cima, do tipo "fui almoçar", "fui buscar um café", para saber, se podemos, ou não, naquele momento ligar para pessoa)

Isso foi uma cultura difícil de criar, e na verdade, é um pouco difícil de manter, mas eu acho que funciona, faz com que a distância não importe tanto

Com esta forma de interação, meio que reproduzimos o formato do presencial, no virtual, e funciona ;)

Espero ter ajudado ;)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software