O equivalente ao Kafka na AWS é o Kinesis. Há também o Amazon MQ como um ActiveMQ gerenciado, além do próprio Kafka gerenciado. Cada um deles tem um conjunto de recursos diferentes, portanto depende do que você precisa.
- Quantas mensagens você pretende processar por minuto? Qual é o tamanho dessas mensagens?
- Você quer algum tipo de persistência, caso precise reprocessar algumas mensagens?
- Haverá um único consumidor ou várias aplicações consumindo?
Kafka é um sistema distribuído de publicação e assinatura de mensagens. Ele foi projetado para uma taxa de transferência muito alta, processando milhares de mensagens por segundo. Ele suporta vários consumidores, que podem "acompanhar" o fluxo de mensagens. Você pode usá-lo como uma fila (usando grupos de consumidores) ou como um tópico.
SQS / SNS, por outro lado:
- sem configuração / sem manutenção, totalmente gerenciado
- uma fila (SQS) ou um tópico (SNS)
- várias limitações (tamanho, duração de uma mensagem etc.)
- taxa de transferência limitada: você pode fazer solicitações simultâneas e em lote, mas ainda assim obter uma taxa de transferência alta seria caro
- O SNS tem notificações para email, SMS, SQS, HTTP embutido. Com o Kafka, você teria que codificar isso
- nenhum conceito de "fluxo de mensagens"
No geral, eu diria que o SQS / SNS é mais simples de usar e adequado para tarefas e cargas de trabalho menos robustas com um volume menor de mensagens.