0
respostas

Kafka(stream) vs RabbitMQ(message queues)

Olá,

Estou com algumas dúvidas sobre diferenças da utilização entre o Kafka e o RabbitMQ.

Neste curso o Kafka é utilizado como um intermedoário entre os serviços, notificando os eventos ocorridos. Para este cenário não seria o RabbitMQ uma boa escolha?

Pesquisando anteriormente eu vi que o Kafka é mais indicado para cenários com grande quantidade de requisições com processamento em tempo real, ou quando é necessário ser possível a re-leitura das mensagens.

Re-leitura de mensagens: Depois que uma mensagem é consumida de uma fila a mesma é apagada. OK. No Kafka as mensanges são persistidas de acordo com a configuração do servidor.

Processamento em tempo real: Nisto eu fiquei um pouco em dúvida. Isto é devido apenas á performance superior do Kafka com grande quantidades de requisições ou existe algum outro recurso? Por que um servidor de fila de mensagens não é indicado para ser utilizado nesses cenários? O servidor de fila de mensagens não serviria o propósito se fosse escalado corretamente?

Existe algum outro caso além da releitura de mensagem e do processamento em tempo real que o Kafka seria mais indicado?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software