Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Justamente a situação que venho enfrentando: Sprint difícil e time calado!

Imagine que você ocupa o papel de Scrum Master no projeto de desenvolvimento de um aplicativo, em uma empresa de software. O projeto já está em andamento há um mês e as entregas da primeira sprint foram apresentadas aos stakeholders na Review Meeting. Estes, por sua vez, identificaram alguns pontos negativos nas entregas, mesmo que estivessem cumprindo os requisitos iniciais acordados. Logo em seguida, na reunião de retrospectiva, você propôs uma dinâmica para a equipe participar e opinar sobre possíveis pontos de melhoria no processo e na relação interpessoal do time, que possivelmente estariam prejudicando as entregas. Contudo, percebeu que algumas pessoas não compareceram e outras, ao final da reunião, disseram que não estavam confortáveis em fornecer feedbacks e pontos de melhoria naquele momento.

Como você é o(a) Scrum Master da equipe, precisa pensar em maneiras de contornar esta situação e buscar um maior engajamento e participação da equipe, para evoluir as próximas entregas e aumentar as chances de agradar os stakeholders. Neste cenário, o que você faria para resolver este impedimento?

Sinceramente, não sei o que fazer!!!

2 respostas

Olá, Alex. Tudo bem? Se neste tipo de dinâmica o time não está verbalizando, uma sugestão seria realizar um formulário de respostas anônimas, isso pode encorajar o comentário mais pertinentes. Além disso, para as reuniões, é importante reforçar os dias e horários e também se certificar de que é um horário possível, esta pode ser, inclusive, uma das perguntas do formulário.

Alex, se essa resposta te ajudou, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!
solução!

Olá, Alex, vou sugerir de vc esta marcando uma reunião diária (Realizar Daily de acompanhamento) de no maximo 15 minutos, e pedir para colocarem (O Ontem, O Hoje e as dificuldades), neste caso o Scrum Master ajudaria a resolver as dificuldades e assim motivar o time.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software