3
respostas

JUROS DE FINANCIAMENTOS

No video, foi comentado sobre o DRE em regime de competencia, com a sinalizacao dos valores de juros sobre emprestimo, eu entendi que dentro do demostrativo, deve aparecer apenas os valores do jurus pago e nao o valor financiado, meu entendimento esta correto? Se sim, como deve entrar no demostrativo o valor financiado? Se nao, poderia me dar um outro exemplo, considerando valores financiados e valores de aporte financeiro

3 respostas

Olá, Alijackson! Como vai?

O valor do financiamento não entra diretamente no Demonstrativo de Resultados (DRE). O DRE demonstra o resultado da empresa em um determinado período, e o financiamento é um evento que impacta o patrimônio da empresa, mas não o resultado do período. O valor do financiamento entra no Balanço Patrimonial, que é outro demonstrativo contábil que mostra a situação patrimonial da empresa em um determinado momento.

Exemplo:

Imagine que a empresa tenha recebido um financiamento de R$ 100.000,00 no início do ano. Esse valor será registrado no Balanço Patrimonial como um passivo, pois a empresa tem a obrigação de devolver o dinheiro.

Ao longo do ano, a empresa paga os juros do financiamento. Esses juros serão registrados no DRE como uma despesa financeira, pois representam um custo para a empresa.

Para te ajudar a entender melhor, pense em uma analogia:

Imagine que você pegou um empréstimo no banco para comprar um carro. O valor do empréstimo é como o financiamento da empresa, e os juros que você paga ao banco são como os juros que a empresa paga pelo financiamento.

O valor do empréstimo não entra no seu orçamento mensal, mas os juros que você paga sim. Da mesma forma, o valor do financiamento não entra no DRE da empresa, mas os juros que ela paga sim.

Espero ter ajudado!

Abraço! :)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Obrigado pelas informacoes, com esse norte, consigo seguir adiante

Fico feliz, Alijackson! Sucesso nos estudos! ✨✨