Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Jupyter no VS Code

Boa noite a todos.

Toda vez que eu começo a rodar meus códigos em ipynb no VS Code preciso selecionar o Kernel. Tem formas de deixar pré-gravado? Tipo selecionando o path ou algo assim.

1 resposta
solução!

Olá, Ciro! Tudo bem com você?

Tem como deixar pré-configurado sim o ambiente que você quer utilizar no vscode para evitar ter que selecionar toda vez. Vou fazer um pequeno tutorial de como fazer isso. Se ficar alguma dúvida nos retorne por aqui, tudo bem?

Vamos aos passos:

1. Criar uma pasta chamada .vscode na pasta que você está rodando seus scripts.

Barra do lado direito do vscode em explorer. A tela mostra algumas pastas pessoais em fundo totalmente preto com a pasta ".vscode" destacada em um retângulo azul. Dentro da pasta .vscode está um arquivo chamado "settings.json"

2. Dentro da pasta .vscode crie um arquivo chamado "settings.json", conforme imagem acima.

3. Preencher as configurações, com os nomes dos caminhos utilizados.

Se você deseja utilizar algum ambiente virtual:

```
{
    "python.pythonPath": "C:\\Users\\Bruno\\Anaconda3\\envs\\ambiente\\python.exe",
    "python.terminal.activateEnvironment": true,
    "python.condaPath": "C:\\Users\\Bruno\\Anaconda3\\Scripts\\conda.exe",
    "terminal.integrated.automationShell.windows": "C:\\Windows\\System32\\cmd.exe"
}
```

Aqui o nome do meu ambiente virtual é "ambiente" e meu usuário é "bruno". Você deve colocar o caminho para seu ambiente desejado. Caso queira dar uma olhada sobre como criar ambiente virtual, sugiro essa aula.

Para encontrar o caminho onde você instalou o anaconda digite "anaconda" no menu iniciar e clique em "abrir local do arquivo".

Tela do menu iniciar do Windows 11 com tema escuro. Na barra de pesquisa foi digitado Anaconda e clicou-se com botão direito do mouse no resultado da aba de "melhor correspondência". Abriu  um pequeno menu suspenso com quatro opções: "Executar como administrador", "Abrir local do arquivo", "desafixar de iniciar", "desafixar da barra de tarefas" e "desinstalar". Fez-se uma marcação com um retângulo azul na opção "abrir local do aquivo"

Vai abrir uma pasta com os ícones. Novamente clique com o botão direito do mouse e vá até a opção "abrir local do arquivo". Pronto você está na pasta que foi instalado o anaconda.

Pasta com os ícones dos programas instalados pela anaconda em tema escuro. Clicou-se com botão direito do mouse no ícone do programa "Anaconda Navigator (Anaconda3)" e destacou-se a opção "Abrir local do arquivo" em um retângulo azul.

Se você deseja utilizar o ambiente do base Anaconda:

```
{
    "python.pythonPath": "C:\\Users\\Bruno\\Anaconda3\\python.exe",
    "python.terminal.activateEnvironment": true,
    "python.condaPath": "C:\\Users\\Bruno\\Anaconda3\\Scripts\\conda.exe",
    "terminal.integrated.automationShell.windows": "C:\\Windows\\System32\\cmd.exe"
}
```

O comando:

python.terminal.activateEnvironment": true

Serve para ativar seu ambiente, portanto permaneça como true.

Mudou apenas que como base não é um ambiente virtual não precisamos acessar a pasta do arquivo Python dentro de envs.

Neste tópico coloquei meus caminhos utilizados. Se você executou a instalação normalmente os caminhos não se diferenciam muito dos apresentados.

Pronto, agora basta salvar reiniciar seu vscode que o ambiente escolhido será colocado automaticamente para seu projeto. Pode acontecer de você ter que selecionar qual ambiente você quer mas será apenas na primeira vez.

Lembrando que se você for trabalhar em uma pasta fora de onde está a pasta .vscode você terá que fazer novamente essa configuração.

Espero ter ajudado, mas se ainda persistir alguma dúvida estou sempre à disposição.

:)

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!