1
resposta

Juntar e somar dados em uma mesma coluna.

Boa tarde!

Preciso de ajuda para resolver a seguinte questão. Estou refazendo alguns painéis que foram feitos em outra ferramenta para o Qlik Sense. Tenho acesso ao QVD no qual realizei a carga. A dúvida é: Possuo uma coluna chamada ATIVIDADE, onde tenho essas informações com valores.Engarrafador ou Envasilhador Envasilhador ou Engarrafador Envasilhador Eu quero juntar os valores de Engarrafador ou Envasilhador & Envasilhador ou Engarrafador com os valores de ENVASILHAR e ficar somente essa opção.

1 resposta

Olá, Perian, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Para juntar e somar os dados da coluna ATIVIDADE, você pode utilizar a função IF() no script Essa função permite que você faça uma condição e retorne um valor específico caso a condição seja verdadeira.

No seu caso, você pode utilizar a função IF() para verificar se o valor da coluna ATIVIDADE é "Engarrafador ou Envasilhador" ou "Envasilhador ou Engarrafador". Se for, você pode substituir esse valor por "ENVASILHAR". Caso contrário, você mantém o valor original.

Aqui está um exemplo de como ficaria o script:

LOAD
    IF(ATIVIDADE = 'Engarrafador ou Envasilhador' OR ATIVIDADE = 'Envasilhador ou Engarrafador', 'ENVASILHAR', ATIVIDADE) AS ATIVIDADE
FROM
    [caminho_do_seu_arquivo.qvd]

Dessa forma, os valores "Engarrafador ou Envasilhador" e "Envasilhador ou Engarrafador" serão substituídos por "ENVASILHAR" na coluna ATIVIDADE.

Abaixo deixo o link da documentação que pode te ajudar:

Espero ter ajudado.

Caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software