Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

JSP ou JSF ou Ambos????

Bom dia!

Até onde cheguei com os estudos JSP, algumas dúvidas surgiram na minha cabeça. Não consegui assimilar a diferença, se é que existe, entre JSP e JSF. Me pareceu que o JSP está mais focado no controller quanto o JSF na View. Ficou meio confuso isso na minha cabeça. Não sei se o JSP e o JSP são coisas distintas ou se podem somar no desenvolvimento de uma aplicação. Outra coisa, até então vinha estudando o vraptor. Esse framework é utilizado só com o JSP?

Vlw...

4 respostas

Oi Naidion, a diferença é enorme :)

JSP é nada mais do que uma template engine. Algo que te ajuda criar HTML ou XML dinamicamente. JSP é tão simples que na verdade é transformado, na primeira chamada, em um Servlet. Então o JSP é só uma outra forma de escrever um Servlet.

O JSF por sua vez é um framework MVC completo. Vem com controlador, própria view, converters, validadores, componentes e todo um ciclo da vida bem definido.

Você pode comparar o JSF com outros frameworks web como VRaptor, Spring MVC ou Struts. Apesar que existem tbm diferenças grandes eles são da mesma "categoria".

Também há alternativas ao JSP, menos utilizadas, mas existem. Exemplos de outras template engines são Velocity ou Freemaker.

Normalmente você usa o VRaptor com JSP, mas tbm há configurações para trocar a template engine para usar Velocity (pelo menos tinha). Alias, o VRaptor ganhou esse V no nome por causa do Velocity :)

Ficou mais claro?

Abs

Bem Nico, o meu entendimento até então era que a tecnologia Java WEB era dividida em duas: JSP e JSF. Em cima disso, existiam os frameworks. Uns para JSP e outros para JSF. No entanto, com a sua resposta passo a entender que uma coisa não tem nada a ver com a outra. JSP é um "servidorzinho" que recebe requisições, trata e devolve isso em forma de páginas html quanto que JSF e demais frameworks (que não possuem qualquer vínculo diretamente) são uma maneira bem estruturada de desenvolvimento (MVC), de modo que ao optar pelo Struts, por exemplo, não significa que estarei usando o JSF ou JSP. É isso?

Obrigado.

Complementando, ao usar o VRaptor, toda a parte de controller, DAO, etc era própria do VRaptor. O JSP era somente para escrever a página de view???

Abs

solução!

Oi Naidion,

isso mesmo JSP é somente para escrever a página HTML (view). Vc tbm poderia usar o JSP com scriptlets para programar qq coisa, mas isso é considerado má prática.

Como vc falou: JSF, Struts e outros são framework MVC, bem estruturados para facilitar o desenvolvimento web.

abs