Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

Json x XML (Soap)

Bom dia pessoal, estou começando a estudar sobre integrações com outros sistemas utilizando o android e gostaria de saber qual a diferença entre o JSon e o falado padrão XML Soap. Um webclient JSon consegue consumir um webservice no padrão SOAP? Como funciona isso?

8 respostas

Oi Marcio, são tecnologias diferentes. Ou você consome JSON ou vc consome XML. O SOAP que você comenta é um protocolo de comunicação que usa o XML para o envio de informações/dados. Deu para ser claro?

Perguntei porque tenho um webservice criado hoje que se comunica com uma aplicação através de SOAP. É possível em uma aplicação ANDROID consumir esse webservice ou seria preciso construir outro?

Oi Marcio,

Sim, é possível consumir um WS com protocolo SOAP numa aplicação em Android.

Abraço.

Olá Joviane, e como seria isso, através de que classe? Teria algum exemplo, sem querer te explorar!!

solução!

Marcio,

para trabalhar com SOAP no Android, sem precisar reinventar a roda, dá uma olhada na biblioteca ksoap2-android.

Trabalho com nota fiscal eletronica, e também estou com um caso parecido, pois a Secretária da Fazenda só retorna arquivo xmls, o correto é eu trafegar json no android que é mais leve e depois converter para xml para enviar para a Sefaz ou faço minha aplicação usar xml direto?

Oi Bruno,

a diferença de "peso" entre um JSON e um XML não é algo muito considerável, na minha opinião. Acho que é mais uma questão de facilidade. Apesar de haver um bom suporte para trabalhar com XML e JSON no Android, como o XMLPullParser e o Gson, eu preferiria trabalhar com XML nesse caso (só pra evitar converter pra JSON e depois voltar pra XML).

Ok. Vou dar uma olhada nessa biblioteca.

Obrigado a todos