Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

JSF ou Spring

Ola galera, tive esta duvida a um tempo atras porem somente uma pessoa respondeu :( Queria saber o que vcs sugerem, Spring ou JSF, e o porque, estou começando a parte web agora, e estou em duvida, vejo muita gente em Spring, porem JSF tb parece estar melhorando bastante, aqui no Alura tme mais cursos JSF que Spring até, entao estou na duvida, me falaram que WebServices Rest é bem melhor com spring do que com JSF, porém nunca mexi, entao queria saber, e se alguem souber alguma aplicação em spring para me mostrar o layout, que vi algumas em jsf com primefaces e gostei bastante :) valeu

4 respostas

Tomara que não tenha sido que tenha respondido. Uns 60% ou mais das aplicações Java que você vê por aí é feito com Spring MVC ou algum framework web que segue a mesma linha. Por exemplo, a Alura é feita com o VRaptor, mas o layout seria o mesmo com o Spring MVC, inclusive com JSF. Você consegue atingir a mesma coisa em todos..

Você vai usar um primefaces quando for fazer um sistema administrativo, mas, provavelmente, nunca um site ou plataforma aberta ao público, já que vc vai querer muita customização.

O ponto da sua aplicação servir como uma API, aí realmente não vai rolar o JSF, pq ele é só preparado para responder HTML.. E, geralmente numa api, vc quer trabalhar com outros formatos, como JSON ou XML.

Agora, na minha opinião, o Spring traz um conjunto de integrações e maturidade que faz ele ser realmente uma opção muito forte para a maioria dos projetos. Depois da uma olhada no novo curso de Spring Boot, ficou muito fácil criar um projeto e integrar com tudo que vc precisa.

Nao foi vc alberto rsrs gostei da sua resposta :D nesta frase:

"Você vai usar um primefaces quando for fazer um sistema administrativo, mas, provavelmente, nunca um site ou plataforma aberta ao público, já que vc vai querer muita customização."

Mas o contrario seria valido? em um sistema adm usar spring ou dai o melhor caso seria usar jsf?

No Spring posso utilizar TDD? Que comecei a ver testes quando estava em Java SE e gostei bastante :)

O meu maior problema seria parte de design, vi que no JSF com primefaces tinha uns temas bem legais, principalmente este "Ultima" do primefaces, que querendo ou nao ele lhe ajuda muito no design, ja no Spring pelo que vi, vc faz a maioria das coisas na mão ne?

solução!

O que eu acho legal do Spring, é que mesmo para um sistema administrativo ele vai funcionar super bem. Muita coisa pronta... O JSF te da essa parte do layout facilitada, mas e todo o resto? Um sistema é composto por muito mais coisas do que só as telas, então não acho esse um fator de decisão.

E hoje temos vários frameworks de css + js para ajudar e muito na construção desses sistemas.. O bootstrap tá aí para isso, inclusive tem curso no alura :P.

Em relação a TDD, não depende do framework, vc pode aplicar em qualquer projeto :).

Beleza, vou pegar Spring então :3 Valeu mesmo alberto ajudou muito :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software