Olá, eu gostaria de saber se vale a pena aprender JS quando o seu foco é o Back-End, no caso partindo direto para o NodeJS. Eu gosto bastante do Front e pretendo sim aprender mais sobre Angular e outras tecnologias, mas no momento quero dar um foco para a área que mais gosto que é Back.
No caso valeria a pena Aprender JS e Node, focar em produzir com isto para daqui a algum tempo quando já estiver mais avançado aprender os Frameworks para Front. A vantagem que eu vejo é que tendo JS em comum ficaria mais fácil de aprender as outras tecnologias.
No momento eu sei Python e um pouco de Django, mas sempre gosto de me planejar para mais a frente então venho vendo diversas possibilidades de continuidade dos estudos e etc. E eu não tenho visto o que posso fazer com Python nesta área de Web Development, já que sempre que se pesquisa sobre a linguagem o foco está no Machine Learning e área Cientifica.
Existe alguma outra linguagem que eu possa ter essa gama de aprendizado que de flexibilidade e etc. Não sei se consegui ser muito claro, mas qualquer coisa tento explicar de outra forma.