Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

JS para Back-End.

Olá, eu gostaria de saber se vale a pena aprender JS quando o seu foco é o Back-End, no caso partindo direto para o NodeJS. Eu gosto bastante do Front e pretendo sim aprender mais sobre Angular e outras tecnologias, mas no momento quero dar um foco para a área que mais gosto que é Back.

No caso valeria a pena Aprender JS e Node, focar em produzir com isto para daqui a algum tempo quando já estiver mais avançado aprender os Frameworks para Front. A vantagem que eu vejo é que tendo JS em comum ficaria mais fácil de aprender as outras tecnologias.

No momento eu sei Python e um pouco de Django, mas sempre gosto de me planejar para mais a frente então venho vendo diversas possibilidades de continuidade dos estudos e etc. E eu não tenho visto o que posso fazer com Python nesta área de Web Development, já que sempre que se pesquisa sobre a linguagem o foco está no Machine Learning e área Cientifica.

Existe alguma outra linguagem que eu possa ter essa gama de aprendizado que de flexibilidade e etc. Não sei se consegui ser muito claro, mas qualquer coisa tento explicar de outra forma.

4 respostas

Oi José, tudo bem ?

Cara Node.js é um ótimo framework para se aprender, muitas empresas o utilizam, além disso é um framework que está em constante evolução.

Na questão do Python, algumas empresas o utilizam, já vi alguns projetos web que utilizem Python, acredito que não são mais defido a falta de mão de obra qualificada.

Se você acha que o conhecimento em Python com Django não tá sendo suficiente pra ti, eu acho que vale a pena então. Já fiz algumas coisas com Python e Django e vi que a produtividade é bem grande. Atualmente eu utilizo PHP com Laravel para Backend, e tenho estudado para front, as tecnologias do Javascript. No meu caso, hoje eu to investindo no JS, muito mais no front, inclusive foi um dos fatores que me levaram a assinar o Alura, por que tem muito material frontend em JS. Porém, eu não descarto me aprofundar também em NodeJS daqui alguns tempos também não. Afinal todo conhecimento é válido. Mas no momento, minha intenção é focar no JS como frontend e continuar no back com o Laravel mesmo.

solução!

Olá Matheus, valeu por responder todas minhas dúvidas cara. kkkkk Tem me ajudado muito.

Eu vejo muito que apesar de JS ser principalmente utilizado no Front, nas vagas e Freelas sempre tem: "Desejado: Node.JS" Até pelo fato de poder fazer Front e Back com a mesma linguagem é um chamativo e tanto, o que está me levando a pensar em aprender mais a fundo JS. Enquanto Python não tenho visto muitas oportunidades na área de Desenvolvimento Web.

Rodrigo, é justamente isto que estou sentindo de Python e Django não serem o que eu quero ainda. E tentar JS que me da imensas possibilidades inclusive para Mobile e Desktop é o que mais me atrai, não porque eu quero fazer de tudo um pouco (até quero kkkk), mas por me dar a oportunidade de ser versátil.

Acho que irei enfiar a cara do Node.JS. Obrigado pessoal.

José, estamos aqui para ajudar !

O que precisar estou a disposição !

Fiz uma breve pesquisa de vagas que pedem python e a maioria não é para trabalhar com Web :(

E outra grande parte pediu Node.js como complemento !