Gostaria de saber quando eu devo utilizar JPQL e se o entity manager possui métodos que me façam evitar o uso do JPQL. Por exemplo no NodeJs temos o sequelize, onde é possivel fazer praticamente tudo sem utilizar queries.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Gostaria de saber quando eu devo utilizar JPQL e se o entity manager possui métodos que me façam evitar o uso do JPQL. Por exemplo no NodeJs temos o sequelize, onde é possivel fazer praticamente tudo sem utilizar queries.
Basicamente você vai usar JPQL quando:
quiser expressar as consultas em termos das entidades Java em vez das tabelas SQL (Nativo) e colunas.
gravar DDL em um dialeto específico de banco de dados do SQL. Em vez disso, você usa anotações Java.
O JPA permite evitar escrever DML no dialeto específico do banco de dados do SQL.
O JPA permite carregar e salvar objetos e gráficos Java sem qualquer linguagem DML.