Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

JPAUtil

Bom dia! Gostaria de saber como faço para instalar o JPAUtil no Eclipse, pois aqui no meu não está instalado. Também gostaria de comunicar aos professores que o arquivo referente aos códigos da classe GastosDAO, utilizada nas aulas do vídeo e da explicação, não se encontram no pacote disponibilizado para download. Desde já muito obrigado.

6 respostas

Oi Eduardo,

a sua dúvida é referente ao capítulo 5?

https://cursos.alura.com.br/course/eclipse/section/5/explanation

Obrigado pela ajuda, Nico

Bom dia, Nico! Isso mesmo. Se você analisar o vídeo e a explicação, verá que é citado o uso de JPA e alguns comandos referentes a essa ferramenta. Porém, não é mencionado o que é e como funciona tal ferramenta e respectivos comandos, nem mesmo como a instala, já que a mesma não é nativa do Eclipse. Desde já obrigado.

solução!

Oi Eduardo, bom dia. Vou te ajudar da minha maneira certo? Não quero te mostrar como faz para não fugir do nosso propósito que é o Aluno aprender, mas vou me disponibilizar para te ajudar no que preciso seja, as vezes em programação temos essas dificuldades mesmo. Entretanto, vamos lá.

  1. Você está usando algum gerenciador de dependências? Ex: maven.

Caso não esteja, vamos aos pontos:

Existem duas coisas em programação que eu aprendi durante este tempo, são elas:

  • Especificação

    • Implementação

A especificação é aquilo que a documentação da oracle propõe, ou seja, a comunidade tá usando algum framework ou algo do tipo que tá bombando então a oracle analisa e cria a especificação.

A implementação dessa especificação fica o seu critério já que existem vários tipos de frameworks para fazer uma função parecida.

O JPA deriva-se do Java Application Persistence, cujo a oracle definiu sua especificação e a implementação para usar o JPA pode variar de programador para programador, empresa para empresa e por ai segue...

Como implementação do JPA no mercado hoje temos o mais usado Hibernate. Entretanto, temos outros também como o eclipse link por exemplo.

Para gerenciar o JPA do curso, você pode entrar no site do hibernate e baixar as dependências e instalar normalmente nos seus pacotes e começar a usar.

Aqui você consegue mais detalhes da instalação:

http://hibernate.org/orm/

Recomendo continuar o curso, porque se eu me lembro bem, o instrutor nesse curso ensina como fazer essa instalação mais a frente.

Certo?

Abraços.

Bom dia, Felipe! Ok, vou dar uma estudada no assunto. Mas já fiz o curso inteiro e não vi nada referente ao Hibernate que você citou. Mas muito obrigado pelas dicas.

Abraço.

Oi Eduardo,

Realmente o treinamento usa algumas classes relacionadas com JPA/Hibernate. Vamos revisar os pre-requisistos para não gerar mais esse problema.

Para te ajudar já, no Alura temos um treinamento que ensina o JPA:

https://cursos.alura.com.br/course/jpa

E muito breve vamos lançar um segundo modulo sobre JPA.

@Felipe: Muito boa a sua resposta!!

abs, Nico

É isso ai pessoal, manda bala. Bons estudos!

Nico, estamos juntos. Estou fechando o tópico!