Oi Eduardo, bom dia. Vou te ajudar da minha maneira certo? Não quero te mostrar como faz para não fugir do nosso propósito que é o Aluno aprender, mas vou me disponibilizar para te ajudar no que preciso seja, as vezes em programação temos essas dificuldades mesmo. Entretanto, vamos lá.
- Você está usando algum gerenciador de dependências? Ex: maven.
Caso não esteja, vamos aos pontos:
Existem duas coisas em programação que eu aprendi durante este tempo, são elas:
A especificação é aquilo que a documentação da oracle propõe, ou seja, a comunidade tá usando algum framework ou algo do tipo que tá bombando então a oracle analisa e cria a especificação.
A implementação dessa especificação fica o seu critério já que existem vários tipos de frameworks para fazer uma função parecida.
O JPA deriva-se do Java Application Persistence, cujo a oracle definiu sua especificação e a implementação para usar o JPA pode variar de programador para programador, empresa para empresa e por ai segue...
Como implementação do JPA no mercado hoje temos o mais usado Hibernate. Entretanto, temos outros também como o eclipse link por exemplo.
Para gerenciar o JPA do curso, você pode entrar no site do hibernate e baixar as dependências e instalar normalmente nos seus pacotes e começar a usar.
Aqui você consegue mais detalhes da instalação:
http://hibernate.org/orm/
Recomendo continuar o curso, porque se eu me lembro bem, o instrutor nesse curso ensina como fazer essa instalação mais a frente.
Certo?
Abraços.