Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Jpa e Json

Estava pensando se em vez de guardar os dados de um outro objeto em uma tabela linkada por uma que relaciona desse para guardar em um campo um json, teria como?

3 respostas
solução!

Oi Matheus,

Dá sim! Você pode guardar um JSON em um campo varchar, por exemplo. Mas aí entram outras questões: supondo que você esteja salvando um cliente, como buscar registro pelo nome ou pelo endereço? Como saber quais foram as compras daquele cliente? Você não tem como buscar dentro do JSON, já que os bancos relacionais usam esse modelo tabelas e relacionamentos para indexar as informações.

Há uma outra categoria de banco de dados, que são conhecidos como não-relacionais (NoSQL) onde cada um tem o seu próprio modelo de dados e forma de acesso, mas evidentemente há as categorias mais comuns: document-driven, key-value, wide-column based e graph databases.

Uma sugestão: há um treinamento aqui no Alura sobre MongoDB (https://cursos.alura.com.br/course/mongodb). Ele permite modelar dados em agregados de informação em um formato bem parecido com o JSON (BSON).

Abraços!!

Obrigado, pela resposta estou tbm gostando muito da sua aula!

Obrigado Matheus! Forte abraço e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software