1
resposta

Jogos De História Interativa

Como Funciona Internamente um jogo de história interativa tipo heavy rain, detroit e outros ?

1 resposta

Bom dia Flávio!

Acredito que seja através de condicionais (if, else).

Por exemplo: Imagine que você é um personagem de um jogo onde seu objetivo é atravessar uma rua. O sinal está verde para os carros então você tem a opção de escolher atravessar ou não (mesmo que a primeira condição seja arriscada). Trazendo isso para um algoritmo podemos representar da seguinte forma:

if(escolheu_atravessar == nao){
    CONTINUACAO DA HISTORIA
} else if(escolher_atravessar == sim){
    FIM DA HISTORIA (personagem morreu atropelado)
}

Repare que dentro da segunda condicional eu posso abrir novas condições que me permitem ter novas continuações. Por exemplo, nosso personagem decidiu esperar o semaforo para atravessar, assim que ele atravessou ele deu de cara com dois caminhos: Rua X e Rua Y. Ele precisara escolher qual das ruas irá entrar.

if(escollheu_rua == X){
    CAMINHOU E ENCONTROU 100 REAIS NO CHAO
} else if(escolheu_rua == Y){
    CAMINHOU E FOI ASSALTADO
}

Dessa forma vamos criando uma história/jogo interativo. Repare tambem que se formos abstrair a lógica em algo mais visual iremos visualizar diversas ramificações partindo de um ponto inicial (Escolher atravessar a rua ou não).

É interessante que você crie essas ramificações antes de codar para ter bem definido o que irá acontecer do inicio ao fim no seu jogo.

Espero ter ajudado! :D

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software