Após terminar o curso fiz um jogo simples com o código abaixo:
<meta charset="UTF-8">
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<h1> Clique no quadrado </h1>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightgray';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var xAleatorio;
var yAleatorio;
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function sorteiaPosicao(maximo) {
return Math.floor(Math.random()*maximo);
}
function atualizaTela(evento){
limpaTela();
xAleatorio = [sorteiaPosicao(600), sorteiaPosicao(600), sorteiaPosicao(600)];
yAleatorio = [sorteiaPosicao(400), sorteiaPosicao(400), sorteiaPosicao(400)];
desenhaCirculo(xAleatorio[0],yAleatorio[0]);
desenhaQuadrado(xAleatorio[1],yAleatorio[1]);
desenhaTriangulo(xAleatorio[2],yAleatorio[2]);
}
function desenhaCirculo(x,y) {
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle="darkblue";
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, 25, 0, 2* 3.14);
pincel.fill();
}
function desenhaQuadrado(x,y) {
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'red';
pincel.fillRect(x, y, 50, 50);
}
function desenhaTriangulo(x,y) {
pincel.fillStyle="green";
pincel.beginPath();
pincel.moveTo(x, y);
pincel.lineTo(x - 25, y + 50);
pincel.lineTo(x + 25, y + 50);
pincel.fill();
}
function dispara(evento) {
var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
if (x >= (xAleatorio[0] - 25) && x <= (xAleatorio[0] + 25) && y >= (yAleatorio[0] - 25) && y <= (yAleatorio[0] + 25)) {
alert('Você errou, este é o círculo!');
}else if (x >= xAleatorio[1] && x <= (xAleatorio[1] + 50) && y >= yAleatorio[1] && y <= (yAleatorio[1] + 50)) {
alert('Você acertou!');
}else if (x >= (xAleatorio[2] - 25) && x <= (xAleatorio[2] + 25) && y >= yAleatorio[2] && y <= (yAleatorio[2] + 50)) {
alert('Você errou, este é o triângulo!');
}
}
atualizaTela();
setInterval(atualizaTela,2000);
tela.onclick = dispara;
</script>
Embora tenha funcionado do jeito que eu tinha pensado, queria saber se é possível, com o conhecimento adquirido nesses dois cursos de lógica, o seguinte:
- Tem como deixar o código mais curto, mais enxuto?
- Dá pra garantir que, caso duas figuras estejam sobrepostas, o clique vai acionar apenas o alerta da figura que estiver por cima da(s) outra(s)?
- Não consegui acionar o alerta do triângulo apenas na área exata da figura, a área de acionamento acabou ficando um quadrado. Dá pra acionar só dentro da figura?
Obrigado!