<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha() {
document.write("<br>");
}
function mostra(frase) {
document.write(frase);
pulaLinha();
}
function sorteia(n) {
return Math.round(Math.random() * n);
}
var n = parseInt(prompt("Digite o número máximo. Você terá que adivinhar qual número eu pensei do 0 ao número digitado."))
var numeroPensado = sorteia(n);
var chute = parseInt(prompt("Já pensei. Qual você acha que é?"));
for (var contador = 2; contador >= 0; contador--) {
if(chute == numeroPensado) {
mostra("Uau! Você acertou, pois eu pensei no " + numeroPensado + ".");
break;
} else {
if(contador == 0) {
mostra("É uma pena. Não foi dessa vez.");
break;
}
if (chute > numeroPensado) {
chute = parseInt(prompt("Você errou. O número pensado é menor. Tente de novo. Você tem mais " + (contador) + " tentativas."));
} else {
if (chute < numeroPensado) {
chute = parseInt(prompt("Você errou. O número pensado é maior. Tente de novo. Você tem mais " + (contador) + " tentativas."));
}
}
}
}
</script>
Escolhe a dificuldade no começo, escolhendo números menores ou maiores. Dá três tentativas. Se errar o número, ele dá uma dica. Se acertar ele comemora e se errar as 3 tentativas, ele lamenta. Eu só não queria que o computador sorteasse o zero.