Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Jogo Pong (singleplayer)

Código na resposta abaixo.

1 resposta
solução!
// variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;

// variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 160;
let widthRaquete = 10;
let heightRaquete = 80;

// variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 160;
let velocidadeYOponente;

let colidiu = false;

// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;

//sons do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;

// chance de erro do oponente
let chanceDeErrar = 0;

function preload() {
  trilha = loadSound("trilha.mp3");
  ponto = loadSound("ponto.mp3");
  raquetada = loadSound("raquetada.mp3");
}

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
  trilha.loop();
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentaBolinha();

  verificaColisaoBolinhaComBorda();

  mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
  mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
  movimentaMinhaRaquete();

  movimentaRaqueteOponente();

  verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
  verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);

  incluiPlacar();
  marcaPonto();
}

function mostraBolinha() {
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentaBolinha() {
  xBolinha += velocidadeXBolinha;
  yBolinha += velocidadeYBolinha;
}

function verificaColisaoBolinhaComBorda() {
  if((xBolinha + raio) > width 
     || (xBolinha - raio) < 0) {    
    velocidadeXBolinha *= -1;

  } else if((yBolinha + raio) > height 
            || (yBolinha - raio) < 0) {    
    velocidadeYBolinha *= -1;    
  }
}

function mostraRaquete(x, y) {
  rect(x, y, widthRaquete, heightRaquete);
}

function movimentaMinhaRaquete() {
  if(keyIsDown(UP_ARROW)) {
    yRaquete -= 10;

  } else if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
    yRaquete += 10;
  }
}

function movimentaRaqueteOponente() {
  velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - widthRaquete / 2 -30;
  yRaqueteOponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar;
  calculaChanceDeErrar();
}

function calculaChanceDeErrar() {
  if (pontosDoOponente >= meusPontos) {
    chanceDeErrar += 10;
    if (chanceDeErrar >= 39){
      chanceDeErrar = 40;
    }
  } else {
    chanceDeErrar -= 1;
    if (chanceDeErrar <= 35){
      chanceDeErrar = 35;
    }
  }
}

function verificaColisaoRaquete(x, y) {
  colidiu = collideRectCircle(x, y, widthRaquete, heightRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);

  if(colidiu) {
    velocidadeXBolinha *= -1;
    raquetada.play();
  }
}

function incluiPlacar() {
  stroke(255);
  textAlign(CENTER);
  textSize(16);

  fill(color(255, 140, 0));
  rect(150, 10, 40, 20);

  fill(color(255, 140, 0));
  rect(450, 10, 40, 20);

  fill(255);
  text(meusPontos, 170, 26);

  fill(255);
  text(pontosDoOponente, 470, 26);
}

function marcaPonto() {
  if(xBolinha > 590) {
    ponto.play();
    meusPontos += 1;
  } else if(xBolinha < 10) {
    ponto.play();
    pontosDoOponente += 1;
  }
}