Código na resposta abaixo:
Código na resposta abaixo:
// variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;
// velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 6;
let velocidadeYBolinha = 6;
// variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 160;
let widthRaquete = 10;
let heightRaquete = 80;
// variáveis da raquete do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 160;
let velocidadeYOponente;
let colidiu = false;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBolinhaComBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
movimentaMinhaRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
verificaColisaoRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha() {
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha() {
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBolinhaComBorda() {
if((xBolinha + raio) > width
|| (xBolinha - raio) < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
} else if((yBolinha + raio) > height
|| (yBolinha - raio) < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, widthRaquete, heightRaquete);
}
function movimentaMinhaRaquete() {
if(keyIsDown(UP_ARROW)) {
yRaquete -= 10;
} else if(keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - widthRaquete / 2 -30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente;
}
function verificaColisaoRaquete(x, y) {
colidiu = collideRectCircle(x, y, widthRaquete, heightRaquete, xBolinha, yBolinha, raio);
if(colidiu) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function incluiPlacar() {
fill(255);
text(meusPontos, 278, 26);
text(pontosDoOponente, 321, 26);
}
function marcaPonto() {
if(xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
} else if(xBolinha < 10) {
pontosDoOponente += 1;
}
}