4
respostas

Jogo de palavra cruzada

Muito bom dia. Queria tirar uma dúvida. Eu sou leigo no assunto mas estou me desenvolvendo muito assistindo aos cursos de Unity aqui na plataforma. Meu desejo é o seguinte. Eu sou da área da aviação e eu gostaria de criar um game de palavras cruzadas, onde teriam fases em um mapa (tipo um candy crush da vida, com fases) e cada fase seria uma palavra cruzada. Eu creio que nesse tipo de jogo seria 2D, não haveria necessidade de 3D nele. Minha idéia é também implementar sistema de rankeamento entre os participantes, venda de itens no jogo (liberar letra, liberar palavra, etc...). Com o unity eu consigo fazer esse jogo com todas essas funcionalidades? Aqui vocês ensinam coisas mais avançadas também como por exemplo vender coisas no app e tal?

4 respostas

Oi Lucas,

Sim, com a Unity vc consegue fazer essas funcionalidades, mas nós ainda não temos um curso que ensine a fazer a integração com os sistemas de vendas de itens das app stores

Beleza Rodrigo. Se não for incômodo, gostaria de tirar mais algumas dúvidas, estou bem empolgado com o curso e estou querendo me aprofundar. Vou separar em tópicos abaixo pra ficar mais fácil de responder.

1) Aonde eu posso encontrar material para me aprofundar a ponto de aprender esse tipo de coisa de vendas, etc...?

2) Eu reparei que a maior parte dos cursos relacionados a Unity aqui, tanto 3D quanto 2D são focados em computador. Como esse jogo que eu quero fazer é pra mobile (iOs e Android) como eu me aprofundo nesse conteúdo pra também entender os comandos de touch, arrastar, deslizar, etc...?

3) Quando você entra em um app de jogo, normalmente, quase 99% das vezes, tem aquela tela de entrada que fica carregando o jogo. Como se cria aquilo?

4) Já imaginando esse jogo que eu quero criar de palavras cruzadas, cada fase teria que ser 1 cena diferente dentro da Unity?

Desculpa pelas perguntas, mas estou realmente interessado no assunto. Parabéns pelas aulas

Oi Lucas, fica tranquilo com as perguntas. Estamos aqui pra isso mesmo :)

1) Aonde eu posso encontrar material para me aprofundar a ponto de aprender esse tipo de coisa de vendas, etc...?

  • A própria documentação da Unity é muito boa e tem vários exemplos, a dificuldade ali é que é uma integração que envolve várias classes, então é bom vc testar e fazer com calma. ( https://docs.unity3d.com/Manual/UnityIAPAppleConfiguration.html )

2) Eu reparei que a maior parte dos cursos relacionados a Unity aqui, tanto 3D quanto 2D são focados em computador. Como esse jogo que eu quero fazer é pra mobile (iOs e Android) como eu me aprofundo nesse conteúdo pra também entender os comandos de touch, arrastar, deslizar, etc...?

  • temos cursos voltados para Mobile tbm, eles ficam mais pra frente na formação e detalham algumas coisas mais especificas dess plataforma. Mas no geral a Unity facilita muito o trabalho quando queremos trabalhar em multiplataforma então o código não tem tantas mudanças assim. ( pelo menos para o básico )

3) Quando você entra em um app de jogo, normalmente, quase 99% das vezes, tem aquela tela de entrada que fica carregando o jogo. Como se cria aquilo?

  • essa tela chama splash screen e tem uma cofig muito simples na unity para vc adicionar ela. ( https://docs.unity3d.com/Manual/class-PlayerSettingsSplashScreen.html )

4) Já imaginando esse jogo que eu quero criar de palavras cruzadas, cada fase teria que ser 1 cena diferente dentro da Unity?

  • não necessariamente, vc pode ter uma única cena e a cada frase q a pessoa acerta vc reinicia o estado do jogo e puxa uma nova frase de um array, banco de dados, etc.... onde vc tem as frases guardadas. O mais chato aqui é reiniciar o estado do jogo.

Ricardo, muito obrigado por todas as dúvidas, você é um excelente professor e tem uma didática ótima. Tenho um irmão desenvolvedor e por anos ele tenta me arrastar pra essa área e eu sempre relutei contra isso rss. Mas estou interessado nessa parte de criação de apps e jogos mobile, acho que pode ser um hobbie rentável.

Minha maior dificuldade não está sendo a programação em si, mas sim a lógica de como devo fazer para colocar em prática. Vou dar um exemplo.

Esse jogo de palavra cruzada que eu quero fazer, eu sei tudo que quero porém não sei nem como iniciar. Eu baixei um app aqui no meu celular, o nome é PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS que eu estou usando como referencia porque quero que seja semelhante, com fases e também a jogabilidade, onde ao invés da pessoa digitar a palavra manualmente, já terão algumas letras pra pessoa clicar e a letra vai indo pra "casa" que tá livre. Mas eu não tenho a mais vaga ideia de como fazer isso. Não sei se terei que, por exemplo, numa palavra de 7 letras criar 7 painéis diferentes com texto e ai quando o cara clicar na letra A ela vai ate o painel, mas se esse painel já tiver uma letra ela deve ir pro próximo. E ai depois tem que comparar todos pra ver se é a palavra certa. Eu to cheio de dúvida.

Eu também queria aprender a mexer com banco de dados porque tem que armazenar quando o cara sair do jogo que aquela fase ele ja ganhou e também quero fazer um ranqueamento entra os jogadores.

É muita coisa que eu nao to sabendo nem como começar. To quase te oferecendo de criar pra mim e ao mesmo tempo que vc cria você me ensina rsss!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software