Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Jogo de Dama

Boa noite , estou com uma pequena duvida na verdade duas duvida , estou fazendo um trabalho de faculdade e acabei travando em uma parte , eu estou fazendo um jogo de dama porem não tinha outro lugar para tirar duvida sem ser aqui .No caso gostaria de de fazer a peça da dama se movimentar e movimentando ela gostaria de remover a anterior.

Classe Posição


package damat;

public class Posicao {

    private char x;
    private int y;

    //E responsavel para mostrar x - linha e com letra e y - numeros.
    public Posicao() {
        this.x = 'a';
        this.y = 1;
    }

    public Posicao(char x, int y) {
        this.x = x;
        this.y = y;
    }

    @Override
    public String toString() {
        return "" + x + y;
    }

    public char getX() {
        return x;
    }

    public int getY() {
        return y;
    }

    public void setX(char x) {
        this.x = x;
    }

    public void setY(int y) {
        this.y = y;
    }
}

Classe Peca


public class Peca {

    private String nome;
    private Posicao posicao;

    // Responsavel pelo nome e posição da peça.
    public Peca(String nome, Posicao posicao) {
        this.nome = nome;
        this.posicao = posicao;
    }

    public String getNome() {
        return nome;
    }

    public void setNome(String nome) {
        this.nome = nome;
    }

    public Posicao getPosicao() {
        return posicao;
    }

    public void setPosicao(Posicao posicao) {
        this.posicao = posicao;
    }

}

Classe Tabuleiro

public class Tabuleiro {

// Criando o Tabuleiro
public char[][] matriz;
// Tamanha do tabuleiro
public static final int TAMANHO = 9;
private Peca peca;

//Percorrendo sobre a matriz no caso pelo "Tabuleiro", assim o Local vazio e preenchida com " - "
    public Tabuleiro() {
        matriz = new char[TAMANHO][TAMANHO];
        for (int i = 0; i < TAMANHO; i++) {
            for (int j = 0; j < TAMANHO; j++) {
                matriz[i] [j] = '-';
            }
        }
    }

   //Imprimindo o Tabuleiro com letras informando linha e numero colunas.
   public void imprimirTabuleiro() {

        System.out.println("\n            a   b   c   d   e   f   g  ");
        System.out.println("");

        for (int linha = TAMANHO - 2; linha > 0; linha--) {
            System.out.print("       " + linha + " ");

            for (int coluna = 1; coluna < TAMANHO - 1; coluna++) {
                System.out.print("   " + matriz[linha][coluna]);
            }

            System.out.println();
        }
        System.out.println("\n            a   b   c   d   e   f   g  ");


    }


    public void colocarPecaNoTabuleiro() {

        //Preenchendo fileira 1 e 2
        for (int i = 1; i < Tabuleiro.TAMANHO; i++) {
            matriz[1][i] = (char) ('J');

            for (int j = 1; j < Tabuleiro.TAMANHO; j++) {
            matriz[2][j] = (char) ('J');


      }
        }
        //Preenchendo fileira 7 e 6
        for (int i = 1; i < Tabuleiro.TAMANHO; i++) {
            matriz[7][i] = (char) ('J');

            for (int j = 1; j < Tabuleiro.TAMANHO; j++) {
            matriz[6][j] = (char) ('J');
          }
            }
                }


    public void movimento(int movimento  ){


    }
               }

Classe principal


public class DamaT {

    public static void main(String[] args) {
        Tabuleiro tab = new Tabuleiro();

        tab.colocarPecaNoTabuleiro();
        tab.imprimirTabuleiro();

        tab.matriz [3][2] = (char) ('J');
        tab.imprimirTabuleiro();



    }


}

Na Classe principal imprimir o tabuleiro e também fiz que a matriz recebesse as coordenada 3 e 2 recebendo a peça J , porem quando faço isso não sei como remover a anterior ou se caso tiver um jeito mais facil aceito sugestões.

5 respostas
solução!

Respondi no seu outro tópico!

Blz obrigado pela força

Arthur, beleza? Podia editar seu post, colocando o link da solução?

Abraço

Oi Leonardo,

Ainda não chegamos a uma solução. Eu estou respondendo ao Jean em outro tópico. Ele criou dois.

O tópico é esse daqui:

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-jogo-de-dama-45869#622046

Só para eu acompanhar. É sempre bom estudar. Valeu.