Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Jogo de adivinhação!! Tive dúvidas!

Admito que olhei a resolução, pois fiquei e ainda estou em dúvidas da onde veio o sorteia(10) e eu ainda não tinha visto que tinha a possibilidade de colocar um se(if) dentro de um bloco do senão(else). Resolução abaixo:

<meta charset="UTF-8">

<script>

function pulaLinha() {
        document.write("<br>");

}

function mostra(frase) { 
        document.write(frase); 
        pulaLinha();

}

function sorteia(n) {
        return Math.round(Math.random() * n);

}

var numeroPensado = sorteia(10);
    var chute = parseInt(prompt("Digite um número de 0 a 10"));

if (chute == numeroPensado) { 
        mostra("Uau, você acertou, eu pensei no " + numeroPensado + "!!");

} else { 
       if (chute>numeroPensado) { 
            mostra("Você errou! Seu Chute é maior que o número que eu pensei, pois eu pensei no " + numeroPensado + "!");

} else { 
            mostra("Você errou! Seu chute é menor que o número que eu pensei, pois eu pensei no " + numeroPensado + "!");
       }
          }
</script>
3 respostas

O sorteia(10), veio da função de sorteia(n) que recebe o valor (n), assim quando você usar a função ele vai receber o valor que será atribuído, neste caso 10, se você colocasse 100 no lugar do 10 ele iria sortear 100 números, e esse se(if) está no senão(else) para mostrar que você tem a possibilidade de usá-lo mesmo estando dentro do else, é com prática que você começa a enxergar essas possibilidades.

solução!

Opa Matheus, tudo bem com vc querido?

Opa excelente questão! Seguinte dependendo da regra de negócio da sua aplicação existem funções/métodos que precisam ou não de informações externas para executar uma ação/comportamento. Chamamos essas informações de parâmetros. Alguns exemplos:

// neste caso a função não recebe paramêtros
function pulaLinha() {
    document.write("<br>");
}
// neste caso a função recebe paramêtros
function sorteia(n) {
    return Math.round(Math.random() * n);
 }

No caso do método sorteia ele precisa de um número para que ele possa saber o intervalo máximo que ele pode sortear um número.

Sacou? Se fosse, 20 seria um numero sorteado entre 0 e 20 pela função Math.random

Qualquer dúvida estamos aí.

Um abraço e bons estudos. :-)

Também tive um pouco de dificuldade, mas assistindo o vídeo novamente antes de ver a solução me ajudou a ver detalhes como esse.