Crie um programa que simula um jogo de adivinhação, que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas. A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.
Dicas:
- Para gerar um número aleatório em Java: new Random().nextInt(100);
- Utilize o Scanner para obter os dados do usuário;
- Utilize uma variável para contar as tentativas;
- Utilize um loop para controlar as tentativas;
- Utilize a instrução break; para interromper o loop.*
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class JogoDeAdivinha {
public static void main(String[] args) {
// new Random() gera números de 0 a 100
Random random = new Random();
int numeroSecreto = random.nextInt(101);
// Scanner para ler a entrada do usuario
Scanner scanner = new Scanner(System.in);
boolean acertou = false;
// Para controlar as tentativas com um laço de repetição
for (int tentativa = 0; tentativa <= 5; tentativa++) {
System.out.println("Tentativa " + tentativa + " de 5. Digite seu palpite (0 a 100):");
int palpiteDaSorte = scanner.nextInt();
if (palpiteDaSorte == numeroSecreto) {
System.out.println("Parabéns! Você acertou o número!");
acertou = true;
break;
} else if (palpiteDaSorte < numeroSecreto) {
System.out.println("O número secreto é maior.");
} else {
System.out.println("O número secreto é menor.");
}
}
if (!acertou) {
System.out.println("Que pena! Você não acertou. O número era: " + numeroSecreto);
}
scanner.close();
}
}