1
resposta

Jogo de adivinhação

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class JogoAdivinhacao {

    public static void main(String[] args) {
        Random random = new Random();
        int numeroAleatorio = random.nextInt(101); 
        Scanner scanner = new Scanner(System.in);
        boolean acertou = false;

        System.out.println("Bem-vindo ao Jogo de Adivinhação!");
        System.out.println("Tente adivinhar o número entre 0 e 100. Você tem 5 tentativas.");

        for (int tentativa = 1; tentativa <= 5; tentativa++) {
            System.out.print("Tentativa " + tentativa + "/5. Digite seu palpite: ");
            int palpite = scanner.nextInt();

            if (palpite == numeroAleatorio) {
                System.out.println("Parabéns! Você acertou o número!");
                acertou = true;
                break;
            } else if (palpite < numeroAleatorio) {
                System.out.println("O número é maior que " + palpite + ".");
            } else {
                System.out.println("O número é menor que " + palpite + ".");
            }
        }

        if (!acertou) {
            System.out.println("Suas tentativas acabaram. O número correto era " + numeroAleatorio + ".");
        }

        scanner.close();
    }
}
1 resposta

Oi, Kauã! Como vai?

Seu jogo de adivinhação tá muito bem implementado! A estrutura com for e boolean acertou foi uma ótima escolha para controlar as tentativas e mostrar o resultado no final. O uso de Random.nextInt(101) também tá perfeito para gerar números entre 0 e 100.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!