Fala galera, essa foi minha solução para o Jogo de adivinhação.
import java.util.Random;
import java.util.Scanner;
public class Adivinhacao {
public static void main(String[] args) {
Scanner teclado = new Scanner(System.in);
int numeroSecreto = new Random().nextInt(100);
int tentativas = 0;
int maxTentativas = 5;
boolean acertou = false;
double palpite;
System.out.println("================ Bem-vindo ao jogo de adivinhação! ================");
System.out.println("Você tem " + maxTentativas + " tentativas para adivinhar o número secreto entre 0 e 100");
System.out.println("Digite um número entre 0 e 100:");
while (tentativas != maxTentativas && !acertou) {
palpite = teclado.nextInt();
++tentativas;
if (palpite == numeroSecreto) {
acertou = true;
System.out.println("Parabéns! Você adivinhou o número secreto em " + tentativas + " tentativas.");
System.out.println("O número secreto era: " + numeroSecreto);
} else if (palpite < numeroSecreto && tentativas < maxTentativas) {
System.out.println("O número secreto é maior que " + palpite + ". Tente novamente.");
} else if (palpite > numeroSecreto && tentativas < maxTentativas) {
System.out.println("O número secreto é menor que " + palpite + ". Tente novamente.");
} else if (palpite < 0 || palpite > 100) {
System.out.println("Número inválido! Digite um número entre 0 e 100.");
} else {
System.out.println("Fim de Jogo!");
System.out.println("Você não conseguiu adivinhar o número secreto em " + maxTentativas + " tentativas.");
System.out.println("O número secreto era: " + numeroSecreto);
System.out.println("Obrigado por jogar!");
}
}
teclado.close();
}
}