2
respostas

Jogo de Adivinhação

Boa tarde! Quando digito no código do jogo o comando "console.log( numeroPensado), ao abrir o console, aparece mensagens para não usar o document.write. Poderia me dar uma explicação e que deveria usar no lugar deste comando.

Obrigado!

Fernando

2 respostas
<meta charset="utf-8">

<script>

    function pulaLinha() {

       // console.log("<br>");
       // console.log("<br>");
    }

    function mostra(frase) {

        console.log(frase);
        pulaLinha();

    }
    var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 10);

    console.log(numeroPensado);

    var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute!"));

    if(chute == numeroPensado) {

        mostra("Você acertou!");   

    } else {
        mostra("Você errou!");
    }


</script>

Boa tarde! Pesquisando na internet, vi um artigo falando que o uso do "document.write" não deveria ser usado por esta causando um problema de atraso de execução. Devemos usar outro comando; assim fiz assim com o código que no console não apresentou erro.

Ai ficou outra duvida, a "function pulaLinha() " perdeu a finalidade? Pois o programa funcionou sem ela

Olá Fernando, tudo ok por aí ?

Peço minhas mais sinceras desculpas pelo retorno tardio!

Fico feliz que tenha conseguido uma solução para o seu problema. Como você observou, o uso do parâmetro document.write em alguns casos pode gerar um erro, pois ela é indicada somente para escrever algo no site.

Agora em relação a sua dúvida dobre a function pulaLinha() como você percebeu o projeto funciona sem ela, isso porque você está usando o parâmetro console.log para escrever o resultado do chute do usuário, é por conta disso que funciona com e sem aquela função.

Agora existem várias opções de uso para ela, caso você quisesse usar o document.write você poderia ter o resultado escrito já na página, vou deixar um código onde você terá uso para a function pulaLinha e um que ela não irá aparecer pois não tem uso:

Código com uso da function pulaLinha:

<meta charset="utf-8">

<script>
function pulaLinha() {

   document.write("<br>");
   document.write("<br>");
}

function mostra(frase) {

    document.write(frase);
    pulaLinha();

}
var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 10);

console.log(numeroPensado);

var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute!"));

if(chute == numeroPensado) {

    mostra("Você acertou!");
    mostra("Parabéns VOCÊ É DEMAIS!")

} else {
    mostra("Você errou!");
    mostra("Ah!, Infelizmente não foi dessa vez recarregue a pagina e tente novamente, VOCÊ CONSEGUE ;)")
}
</script>

E agora um código sem uso para a function pulaLinha e onde ela não aparece:

<meta charset="utf-8">
<script>
function mostra(frase) {

    console.log(frase);

}
var numeroPensado = Math.round(Math.random() * 10);

console.log(numeroPensado);

var chute = parseInt(prompt("Digite seu chute!"));

if(chute == numeroPensado) {

    mostra("Você acertou!");
    mostra("Parabéns VOCÊ É DEMAIS!")

} else {
    mostra("Você errou!");
    mostra("Ah!, Infelizmente não foi dessa vez recarregue a pagina e tente novamente, VOCÊ CONSEGUE ;)")
}
</script>

(OBS: Eu tomei a liberdade de colocar algumas frases para ficar mais do meu gosto, mas o projeto é seu você decide o que fazer com ele.)

Em síntese era isso, caso tenha dúvidas recorra ao fórum!

Estarei à disposição!

Um enorme abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solução! ✓.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software