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resposta

Jogo das bolinhas

o meu ficou dessa forma, teria algum comando que poderia colocar para não ficar vários if´s?

<meta charset="utf-8">
<h1>Animação clique no canvas</h1>
<hr><br>

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script type="text/javascript">
    var tela = document.querySelector("canvas");
    var pincel = tela.getContext("2d");

    pincel.fillStyle = "grey";
    pincel.fillRect (0,0,600,400);


    var cor = ["blue", "red", "green"];
    var indiceCorAtual = 0;

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento){

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;


        if (evento.shiftKey) {
            if(raio<= 40){
                raio = raio + 10;
            }
        }

        if (evento.altKey && raio >= 10) {
            if(raio>= 10){
                raio = raio - 5;
            }

        }



        pincel.fillStyle = cor[indiceCorAtual];
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2* 3.14);
        pincel.fill();

        console.log(x + "," + y);
    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

    function mudaCor(){

        indiceCorAtual++;

        if (indiceCorAtual>= cor.length) {
            indiceCorAtual = 0;
        }

        return false;
    }


tela.oncontextmenu = mudaCor;

</script>
1 resposta

Fala, Roger! Tudo bem por aí?

Seu código está correto, mandou bem!

Uma outra forma de resolver em relação aos IFs seria utilizar o Else:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>
    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'grey';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;

    function desenhaCirculo(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        console.log(x + ',' + y);

        if (evento.shiftKey && evento.altKey) {

            alert('Só aperte uma tecla por vez, por favor!');

        } else if(evento.shiftKey && raio + 10 <= 40) {
            raio = raio + 10;

        } else if(evento.altKey && raio - 5 >= 10) {
            raio = raio - 5;

        }

        pincel.fillStyle = 'blue';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
        pincel.fill();

    }

    tela.onclick = desenhaCirculo;

</script>

Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Bons estudos e até mais!