Solucionado (ver solução)

Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

Solucionado
(ver solução)
21
respostas

Jogo dando erro, objetos e zumbis sumiram

Eu estava mais ou menos no minuto 6:45 da aula, tudo estava funcionando perfeitamente até então. Eu precisei me afastar do computador e quando voltei pra testar o jogo deu erro, eu pesquisei esse erro no google e dizia pra reiniciar a unity, eu reiniciei mas a partir daí começou a dar tudo errado :(

Os objetos nas áreas em vemelho da imagem abaixo sumiram, os zumbis e tudo relacionado a eles não aparece mais (nem dano, nem morte, nem sons) mesmo tendo os gizmos Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Já tentei reiniciar a unity de novo algumas vezes, reiniciei até o notebook mas nada resolve. O que eu devo fazer?

Segue pasta com os meus arquivos: https://drive.google.com/file/d/1yrIOtTyUwEataiB_9s4v4f2m4vooFy1O/view?usp=sharing

21 respostas

Oi, Caroline, tudo bem?

E qual erro aparece na Unity?

Agora está aparecendo isso aqui.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Parece um erro bem estranho de compilação tenta fazer um Assets > Reimport All

Aparece essa janela, se eu clico em reimport a unity fecha. Tentei algumas vezes e continua fechando tudo sozinha.

Ela vai fechar e abrir.

Ela só fecha, não abre de novo, mesmo eu esperando alguns minutos. E se eu abrir continua tudo igual, com os erros.

Tenta fechar a Unity e apagar da pasta tudo que não seja a pasta Assets e Project Settings e aí abrir e fechar de novo. Veja se o jogo funciona normal

Porque erros são vermelhos, isso que aparece são avisos que podem ou não influenciar então no fim se tudo funciona tá tranquilo.

Fiz isso e agora abriu tudo zerado

Falta abrir a cena, em projects clica duas vezes na cena de game pra abrir aquele save que fizemos

Bons estudos!

Os zumbis voltaram! Eles estão igual na aula agora! Menos um problema kkk

Mas o hud sumiu, essa seria a tela de morte, e o botão de reiniciar não funciona também. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E os objetos que tinham sumido ainda não apareceram, só está a colisão deles.

Tem que conferir se as imagens estão linkadas nos componentes, o mesmo vale pros objetos como eles estão?

Onde é a barra de vida eu selecionei o botão verde mas ele não aparece, até voltei na aula pra fazer igual. Onde é a caveira não aparece a opção de selecionar a caveira que eu escolhi (eu conferi e ela está na pasta). No número de zumbis eu selecionei a fonte mas mesmo assim não aparece nada Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

O texto do morrendo também não aparece nada, mesmo eu tendo mudado a cor da fonte. Os scripts parecem estar corretos.

Quanto aos objetos que sumiram eu não sei o que fazer, os prefabs estão todos no lugar, não mexi neles, e os outros que eu coloquei na mesma aula ainda estão lá, só alguns aleatoriamente que sumiram.

Como os objetos aparecem no Inspector? Pode selecionar um deles e mandar a foto.

Alguns dos objetos desaparecidos

Onde tá constando o Mesh Filter que tá missing você pode selecionar a malha 3D clicando na bolinha e fazendo a busca pelo nome, depois só aplicar o prefab.

Uma alternativa talvez mais fácil também seria pegar o projeto salvo anteriormente e só atualizar a Unity, provavelmente deve resolver sem esses problemas.

Os objetos eu consegui arrumar, obrigada!

Mas agora a animação de andar não está funcionando, nem do personagem nem dos zumbis. O idle e o ataque funcionam, só a animação de andar parou de funcionar.

Tenta atualizar o seu projeto antigo e só a versão da Unity, parece ter sido um saco que a Unity quebrou tudo e você teria que por exemplo conferir o Animator e ver se tá tudo certo e talvez refazer as variáveis, etc

Você apagou a pasta de ProjectSettings quando fez o processo?

Atualizei a Unity, mas continua igual. E não apaguei essa pasta não, eu deixei ela e a de Assets.

solução!

Muito estranho parece que várias informações sumiram e você teria que dar uma conferida e recolocar, se quiser você pode abrir a pasta do projeto que fica na última aula de cada capitulo, lá tem o arquivo de como tá o projeto no vídeo agora, pode acelerar um pouco o processo.

Acho que nesse caso é o melhor a ser feito mesmo.

Mas muito obrigada pela ajuda até aqui!

Sem problema, qualquer coisa estou por aqui.