Gostaria de auxílio, se for possível neste código, de elaborar ainda mais os níveis de dificuldade. Seria, no caso a adição de diminuição dos pontos de acordo com a dificuldade. Tentei dessa forma mas não obtive êxito. A aritmética é apenas um exemplo, poderiam ser feitos cálculos mais pertinentes.
import random
def jogar(): print("*") print("Bem vindo ao jogo de Adivinhação!") print("*")
numero_secreto = random.randrange(1, 101)
total_de_tentativas = 0
pontos = 1000
print("Qual o nível de dificuldade?")
print("(1) Fácil (2) Médio (3) Difícil")
nivel = int(input("Defina o nível: "))
if nivel == 1:
pontos = 1000
pontos_perdidos = abs(numero_secreto - (chute/2))
total_de_tentativas = 20
elif nivel == 2:
pontos = 500
pontos_perdidos = abs(numero_secreto - chute)
total_de_tentativas = 10
else:
pontos = 300
pontos_perdidos = abs(numero_secreto - (chute*2)
total_de_tentativas = 5
for rodada in range(1, total_de_tentativas + 1):
print("Tentativa {} de {}".format(rodada, total_de_tentativas))
chute_str = input("Digite um número entre 1 e 100: ")
print("Você digitou ", chute_str)
chute = int(chute_str)
if chute < 1 or chute > 100:
print("Você deve digitar um número entre 1 e 100!")
continue
acertou = chute == numero_secreto
maior = chute > numero_secreto
menor = chute < numero_secreto
if acertou:
print("Você acertou e fez {} pontos!".format(pontos))
break
else:
if maior:
print("Você errou! O seu chute foi maior do que o número secreto.")
elif menor:
print("Você errou! O seu chute foi menor do que o número secreto.")
pontos_perdidos = abs(numero_secreto - chute)
pontos = pontos - pontos_perdidos
print("Fim do jogo")
if name == "main": jogar()