1
resposta

Jogo da adivinhação

import java.util.Random;
import java.util.Scanner;

public class JogoAdivinhacao {
    public static void main(String[] args) {
        /*Crie um programa que simula um jogo de adivinhação,
        que deve gerar um número aleatório entre 0 e 100 e pedir
        para que o usuário tente adivinhar o número, em até 5 tentativas.
        A cada tentativa, o programa deve informar se o número digitado
        pelo usuário é maior ou menor do que o número gerado.*/

        int numeroUsuario = 0;
        int qtdTentativas = 0;
        Scanner Leitura = new Scanner(System.in);
        int aleatorio = new Random().nextInt(100);

        while (qtdTentativas < 5 && numeroUsuario != aleatorio ){
            System.out.println("Insira um numero entre 0 a 100: ");
            numeroUsuario = Leitura.nextInt();
            System.out.println(aleatorio);


            if (numeroUsuario > aleatorio){
                System.out.println("O numéro é menor! tente novamente");

            }

            if (numeroUsuario < aleatorio){
                System.out.println("O numéro é maior! tente novamente");
            }

            if ( numeroUsuario == aleatorio){
                System.out.println("Parabéns você adivinhou o numero! :)");
                break;
            }

            qtdTentativas++;

        }

        if (qtdTentativas == 5){
            System.out.println("Que pena! suas tentativas acabaram :(");
            System.out.println("O número era: " + aleatorio);
        }

    }
}

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Oi, Marília! Como vai?

Agradeço por compartilhar.

Gostei muito do seu código, ele tá bem estruturado e cumpre o desafio de limitar as tentativas e informar se o número é maior ou menor.

Continue firme nos estudos.

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!