Olá pessoal. Iniciei semana passada os estudos aqui na Alura e fui fazendo o código conforme demonstrado, mas resolvi implementar algumas coisas a mais (pelo menos do que foi mostrado no bloco 1). Coloquei o restante dos carros com posições inciais diferentes, movimento do personagem para esquerda e direita e checagem de colisão do ator com as bordas das telas. Tentei implementar já a checagem de colisão com carros mas não estava satisfatória, então apaguei por hora. Segue meu código até então, caso tenham mais alguma sugestão, agradeço
//variaveis imagens
let imagemDaEstrada;
let imagemCarro1;
let imagemCarro2;
let imagemCarro3;
let imagemAtor1;
//variaveis posição
let xAtor1 = 100;
let yAtor1 = 366;
let xCarro1 = 450;
let yCarro1 = 50;
let yCarro2 = 100;
let xCarro2 = 200;
let xCarro3 = 50;
let yCarro3 = 220;
let velocidadeCarro = 2;
function preload(){
imagemDaEstrada = loadImage ("imagens/estrada.png");
imagemCarro1 = loadImage ("imagens/carro-1.png");
imagemCarro2 = loadImage ("imagens/carro-2.png");
imagemCarro3 = loadImage ("imagens/carro-3.png");
imagemAtor1 = loadImage ("imagens/ator-1.png");
}
function setup() {
createCanvas(500, 400);
}
function draw() {
background(imagemDaEstrada);
mostraAtor();
mostraCarro();
movimentaCarro();
movimentaAtor();
verificaColisaoBorda();
}
function mostraAtor(){
image (imagemAtor1, xAtor1, yAtor1, 30, 30);
}
function mostraCarro(){
image (imagemCarro1, xCarro1, yCarro1, 50, 30);
if (xCarro1 < 0){
xCarro1 = 600
}
image (imagemCarro2, xCarro2, yCarro2, 50, 30);
if (xCarro2 < 0){
xCarro2 = 600
}
image (imagemCarro3, xCarro3, yCarro3, 50, 30);
if (xCarro3 < 0){
xCarro3 = 600
}
}
function movimentaCarro(){
xCarro1 -= velocidadeCarro;
xCarro2 -= velocidadeCarro;
xCarro3 -= velocidadeCarro;
}
function movimentaAtor(){
if (keyIsDown (UP_ARROW)){
yAtor1 -= 2
}
if (keyIsDown (DOWN_ARROW)){
yAtor1 += 2
}
if (keyIsDown ((RIGHT_ARROW))){
xAtor1 += 2
}
if (keyIsDown ((LEFT_ARROW))){
xAtor1 -= 2
}
}
function verificaColisaoBorda(){
if (yAtor1 < 5){
yAtor1 = 5
}
if (yAtor1 > 366){
yAtor1 = 366
}
if (xAtor1 < 5){
xAtor1 = 5
}
if (xAtor1 > 470){
xAtor1 = 470
}
}