Estou acompanhando a vídeo aula de Lógica de Programação II, a parte do jogo. Tentei avançar um pouco mais e fazer um joguinho de colisão: assim que a bolinha tocar o quadrado, aparecerá o alerta de game over. Minha dúvida é: como faço essa parte de colisão?
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector('canvas');
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = 'lightblue';
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var x = 30;
var y = 20;
//Códigos do teclado:
var esquerda = 37;
var cima = 38;
var direita = 39;
var baixo = 40;
//Taxa de incremento:
var taxa = 5;
var colisao = desenhaQuadrado;
function desenhaQuadrado() {
pincel.fillStyle = 'blue';
pincel.beginPath();
pincel.fillRect(50, 50, 50, 50);
pincel.fillStroke = 'black';
pincel.strokeRect(50, 50, 50, 50);
}
function desenhaBolinha(x, y, raio) {
pincel.fillStyle = 'black';
pincel.beginPath();
pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
pincel.fill();
}
function limpaTela() {
pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
}
function atualizaTela() {
limpaTela();
desenhaBolinha(x, y, 10);
desenhaQuadrado();
}
setInterval(atualizaTela, 20);
function setasDoTeclado(evento) {
if(evento.keyCode == cima) {
y = y - taxa;
} else if (evento.keyCode == baixo) {
y = y + taxa;
} else if (evento.keyCode == esquerda) {
x = x - taxa;
} else if (evento.keyCode == direita) {
x = x + taxa;
}
}
if(desenhaBolinha == colisao) {
alert('Você perdeu');
}
document.onkeydown = setasDoTeclado;
</script>