Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá Andre, você se esqueceu de postar o código rs
Andre, eu alterei um pouco o seu código e fiz o seguinte:
<meta charset="UTF-8">
<script>
function pulaLinha(){
document.write("<br>");
}
function mostra(frase){
document.write(frase);
pulaLinha();
}
var numeroPensado = Math.round(Math.random()*10);
var tentativas = 1;
var acertou = false;
while (tentativas <= 3){
var chute = parseInt(prompt("Qual seu chute? "));
if (chute == numeroPensado){
mostra("Acertou mizeravi, o número era "+ numeroPensado);
acertou = true;
break;
}
tentativas++;
}
if(acertou == false) {
mostra("Errou, o número pensado era "+numeroPensado);
}
mostra("FIM");
</script>
No seu código, quando o while executa, você pergunta ao usuário 3 vezes qual o seu chute, pois são as 3 chances que ele tem. Mas, você tem que perceber que, quando você exibe uma alerta, a página em si não altera. Ou seja, se usuário errar chute, não vai aparecer na página que ele errou, e depois pedir um chute novamente. Isso só vai acontecer depois que ele ter errado as 3 vezes (ou seja, terminado de exibir os alertas), e mostra a mensagem de erro 3 vezes seguidas também.
Portanto, eu removi o seu else dentro do while, e criei uma variável chamada acertou, que obviamente serve pra dizer se o jogador acertou ou não o chute. Fora do while, eu fiz um if, pra saber se o usuário errou ( acertou == false). Dessa forma, a mensagem que o usuário errou o chute, será exibida somente uma vez, e isso depois dele ter tentado as 3 vezes.
Porém, caso você desejar que exiba uma mensagem que o usuário errou o chute, você pode trocar esse mostra dentro do seu else para um alert. Assim sempre que o usuário errar, vai mostrar que o chute está errado, e logo em segui pedirá um chute novo.
Isso depende como você quer que seu código fique. Espero ter ajudado. Se ainda estiver com alguma dúvida, por favor pergunte =)