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Jogo acerte o alvo - Lógica de Programação II

A dúvida é a seguinte: Quando acerto o alvo me aparece o alert mostrando os valores de X e de Y e em seguida a mensagem "Acertou". Me ajude a entender como faço com que não apareça os valores de X e de Y no alert, quero apenas que apareça "Acertou".

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
    var yAleatorio = sorteiaPosicao(400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();

    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

    }

    function desenhaAlvo(x,y) {

        desenhaCirculo(x, y, raio+20, 'red');
        desenhaCirculo(x, y, raio+10, 'white');
        desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');

    }

    function sorteiaPosicao(maximo) {

        return Math.floor(Math.random() * maximo);

    }

    function atualizaTela() {
        limpaTela();
        xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
        yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}

setInterval(atualizaTela, 1000);

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;
        alert(xAleatorio);
        alert(yAleatorio);

        if((x > xAleatorio - raio)
        && (x < xAleatorio + raio)
        && (y > yAleatorio - raio)
        && (y < yAleatorio + raio)) {

        alert('Acertou!');

        }

    }

tela.onclick = dispara;

</script>
2 respostas

Oi André, tudo bom?

Tenta assim:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    var raio = 10;
    var xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
    var yAleatorio = sorteiaPosicao(400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();

    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);

    }

    function desenhaAlvo(x,y) {

        desenhaCirculo(x, y, raio+20, 'red');
        desenhaCirculo(x, y, raio+10, 'white');
        desenhaCirculo(x, y, raio, 'red');

    }

    function sorteiaPosicao(maximo) {

        return Math.floor(Math.random() * maximo);

    }

    function atualizaTela() {
        limpaTela();
        xAleatorio = sorteiaPosicao(600);
        yAleatorio = sorteiaPosicao(400);
        desenhaAlvo(xAleatorio, yAleatorio);
}

setInterval(atualizaTela, 1000);

    function dispara(evento) {

        var x = evento.pageX - tela.offsetLeft;
        var y = evento.pageY - tela.offsetTop;

        if((x > xAleatorio - raio)
        && (x < xAleatorio + raio)
        && (y > yAleatorio - raio)
        && (y < yAleatorio + raio)) {
            alert('Acertou!');
        } else {
                alert(xAleatorio);
                alert(yAleatorio);
        }

    }

tela.onclick = dispara;

</script>

Apenas coloquei os alerts do x e y no else da condição no dispara.

Abraço =)

solução!

Oi Andre Luiz basta somente remover ou comentar a instrução que você não quer mais que aconteça que são essas abaixo:

alert(xAleatorio);
 alert(yAleatorio);

Espero ter ajudado e bons estudos.