Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Jobs, bg, fg, pstree, &

Neste video ele ensina como destravar o bash e por em bachground. Porem quando eu uso o comando ctrl z (ele suspende o processo) e nao para-o como mostrado no video. Segundo quando eu uso o comando jobs, ele mostra suspended firefox. E para finalizar quando uso o comando bg + (numero do processo) ele nao mostra (job not found).

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

4 respostas

Olá Anderson, tudo bem com você?

Quando pressionamos a tecla Ctrl+Z no terminal, o processo em execução é suspenso, e a mensagem que aparece é uma indicação de que o processo foi suspenso e colocado em segundo plano. Na aula, o stopped que aparece, tem o mesmo significado do supended que apareceu no seu terminal.

Para verificar os processos suspensos e em segundo plano, utilizamos o comando jobs, que exibe uma lista de trabalhos (jobs) em execução ou suspensos no terminal atual:

Imagem do terminal exibindo do jobs suspensos

Em seguida, para colocar o Firefox em segundo plano, usamos o comando bg (background), seguido do número do job, neste caso, o número 1:

bg 1

Porém, o erro bg: job not found: 1 pode ocorrer em alguns terminais com configurações diferentes da mostrada em aula e para corrigir, acrescente o símbolo de porcentagem no comando:

bg %1

Assim, o Firefox continuará executando em segundo plano, liberando o terminal para outros comandos, mas se porventura você desejar trazer o Firefox de volta ao primeiro plano, use o comando fg (foreground):

Imagem contendo o terminal exibindo a execução dos comandos bg e fg

Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade.

Em caso de dúvidas estou à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Ola

Muito boa tarde pra vc

Sua maneira solucionou o que eu precisava, valew.

Apenas mais uma pergunta. Eu abri o gedit e o firefox e pus ambos para rodar em segundo plano normalmente.

[1] + running fifefox
[2] - running gedit

Porque o firefox ficou + (positivo) e o outro - (negativo) ? Algo que deveria prestar atencao?

Grato

Oii Anderson,

Você não precisa se preocupar com os sinais de mais e menos (+ -) que são apresentados ao lado do número do job, esses sinais são apenas indicações dos processos que foram colocados em primeiro plano mais recentemente. Eles não afetam o funcionamento ou controle dos processos no sistema.

Esses sinais são uma referência para o job, onde:

• O sinal de mais (+) indica o job mais recente
  • O sinal de menos (-) indica o penúltimo job

A única finalidade dele é fornecer um atalho para manipular rapidamente os jobs, sem a necessidade de fornecer a numeração, exemplo:

bg %+

Bons estudos!

solução!

Perfeito ... muiot obrigado pela colaboracao