Oi, Rebeca! Tudo bem?
O JIT (Just-in-Time) é um tipo de compilação que ocorre durante a execução de um programa, de forma que, em vez de compilar todo o código-fonte de uma vez, o JIT compila apenas as partes do código que são necessárias para a execução imediata. Isso é possível porque o JIT "observa" o programa enquanto ele é executado e identifica as partes que estão sendo utilizadas.
Podemos visualizar esse conceito através do seguinte exemplo: caso tenhamos um programa com várias funções, mas durante a execução, apenas algumas dessas funções são chamadas, o JIT irá compilar apenas essas funções específicas, gerando o código de máquina correspondente. Dessa forma, o tempo de compilação é reduzido, pois apenas as partes necessárias são compiladas.
Em relação à como ele melhora o trabalho do interpretador, isso ocorre por meio do aumento de performance do programa através do JIT, pois como os interpretadores são mais lentos que os compiladores, já que interpretam o código linha por linha, com o JIT, as partes do código que são compiladas têm um desempenho semelhante ao de um código compilado tradicional, o que melhora a velocidade de execução.
No caso do Java, o JIT é utilizado em conjunto com a JVM (Java Virtual Machine). Quando compilamos um código em Java, ele é transformado em um código intermediário chamado de Byte Code, que é interpretado pela JVM. A JVM utiliza o JIT para compilar as partes do código que estão sendo executadas com mais frequência, assim, o JIT ajuda a melhorar a performance do Java, permitindo que o código seja executado de forma mais rápida.
Espero ter ajudado na compreensão das questões. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!
Um forte abraço e bons estudos!
Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓