Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Jaxb + validação do schema xml

quando usamos Jaxb e queremos saber se o xml é válido, tem como validar esse xml combinando o jaxb e o xsd? ou o próprio jaxb trata dessa validação? o jaxb possui atributos ou anotações especiais para tratar de validações? algo semelhante ao bean validator mas para xml?

1 resposta
solução!

Oi Ricardo, tudo bem?

Sim, é possível validar um XML usando JAXB e um arquivo XSD. O próprio JAXB não trata da validação do XML, mas ele pode ser combinado com o XSD para realizar essa validação.

Para isso, você pode utilizar a classe javax.xml.validation.Validator para validar o XML em relação ao XSD. Você pode criar um objeto Validator a partir de um Schema criado a partir do arquivo XSD e, em seguida, usar o método validate para validar o XML.

O JAXB não possui anotações especiais para tratar de validações, mas você pode usar as anotações do Bean Validation (javax.validation.constraints) em suas classes JAXB para realizar validações de atributos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software